A opinião de Zakk Wylde sobre era Dio do Black Sabbath: "Isso é um elogio, sabe?"
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de março de 2025
Poucas bandas conseguiram se reinventar e permanecer querida no coração dos fãs após a saída do vocalista original. É o caso do AC/DC, quando trocou Bon Scott por Brian Johnson, e do Black Sabbath, quando Dio substituiu o icônico Ozzy Osbourne. Mas qual será a opinião de Zakk Wylde, fiel escudeiro do Príncipe das Trevas, sobre essa era do Sabbath com o ex-cantor do Rainbow?
Zakk Wylde - Mais Novidades
Em entrevista à Guitar Interactive Magazine (via Ultimate Guitar), o guitarrista relembrou sua primeira experiência assistindo a um show do Sabbath e comentou sobre sua participação no evento Back to the Beginning, a reunião/farewell concert da banda marcada para 5 de julho em Birmingham, Inglaterra.
Wylde, que se tornou mundialmente famoso tocando com Ozzy Osbourne, revelou que seu primeiro grande show de rock foi justamente na turnê Mob Rules, com Dio nos vocais. "O primeiro show que eu vi na vida foi com Ronnie James Dio na turnê Mob Rules, na Filadélfia. Foi de explodir a cabeça. Simplesmente incrível. Esse foi o primeiro concerto de rock de verdade que eu vi."
Ao ser questionado se a formação do Sabbath com Dio ainda parecia o verdadeiro Black Sabbath, Wylde destacou a grande transformação pela qual a banda passou nessa época. "Bem, eles mudaram o nome para Heaven and Hell [de 2006 até a morte de Dio, em 2010]. Quero dizer, é algo próprio. Realmente é. Seria como se Ozzy chamasse Blizzard of Ozz de Black Sabbath. É outra coisa."
Ele complementou explicando que a mudança na banda foi tão drástica que parecia um recomeço para todos os envolvidos. "Parece uma banda totalmente diferente, e isso é um elogio, sabe? Quando Ozzy saiu, foi como apertar um botão de reset para ambos. Quando Ronnie entrou, os riffs de Tony [Iommi], a produção, o timbre da guitarra – tudo mudou. Era como uma banda nova."
Zakk Wylde também comentou sobre sua presença no evento especial de reunião do Black Sabbath, que contará com participações de Metallica, Slayer, Guns N' Roses, Mastodon, Tool e muitos outros. Segundo ele, ficou sabendo da notícia da mesma forma que todos os outros fãs. "Acho que descobri sobre isso do mesmo jeito que todo mundo [risos]..."
Wylde mencionou que pretende visitar Ozzy Osbourne antes do evento e ensaiar algumas músicas com ele. "Espero ver Ozz quando voltarmos para os Estados Unidos depois da turnê do Zakk Sabbath. Vou levar um violão e tocar algumas músicas, ou o que quer que ele queira ensaiar... Acho que ele quer fazer um set do Ozzy e um set do Sabbath. Vamos ver."
Quando perguntado se traria alguma versão no estilo Zakk Sabbath para o evento, o guitarrista brincou e expressou sua esperança de que a performance possa animar Ozzy a voltar aos palcos. "O que quer que Ozz me peça para fazer. Se ele disser, 'Zakk, me faz mais um sanduíche de presunto', sem problemas. Espero que Ozz se divirta. Ele canta muito bem. E depois, espero que ele diga: 'Certo, Zakk, vamos ligar essa máquina de novo e cair na estrada.' Tomara que isso aconteça. Oz cantou um pouco de Mama, I'm Coming Home quando fizemos o Rock and Roll Hall of Fame. Ele soou incrível."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música que resume a essência do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Segundo o Metal Archives, Arch Enemy lançará novo single nesta quinta-feira (19)
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Rob Halford e Tom Morello deixam claro que o Judas Priest é, sim, uma banda política
Gastão Moreira fala sobre Dream Theater; "a banda mais narcicista de todas"
Regis Tadeu detona Rock in Rio 2026: "Avenged é metal? Você está de brincadeira"
Behemoth cancela shows na Índia após ameaças de grupos religiosos
Slash afirma que o show do Guns não é coreografado, e revela o que odeia fazer no palco
A banda de metal progressivo mais popular da história, segundo baixista do Symphony X
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Os 5 álbuns que marcaram o tecladista Fábio Laguna e a confusão com o Testament
Morre Billy Steinberg, um dos grandes hitmakers dos anos 1980
Alissa White-Gluz abre o coração sobre impacto de saída do Arch Enemy


Zakk Wylde e David Gilmour discordam sobre o que poderia ter estragado "Dark Side"
Zakk Wylde acredita que tecnologia poderia ter arruinado discos clássicos
Zakk Wylde conta como escreveu "Ozzy's Song" para o novo álbum do BLS
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
Zakk Wylde: "Não me incomodo com Justin Bieber"
Zakk Wylde: comparando Synyster Gates do A7X com Randy Rhoads


