Tobias Forge explica a história por trás de cada papa do Ghost
Por João Renato Alves
Postado em 08 de março de 2025
Com o anúncio do álbum "Skeletá", o Ghost promoveu a chegada do quinto papa de sua história. Especulações apontam que o Papa V Perpetua seria irmão gêmeo de seu sucessor, o Cardinal Copia/Papa Emeritus IV – que se tornou o Frater Imperator após a morte de sua mãe, a Sister Imperator.
Por trás de toda essa linhagem está Tobias Forge, vocalista e multi-instrumentista que iniciou a banda quase duas décadas atrás. Durante entrevista ao canal da revista alemã DIFFUS, o músico sueco estabeleceu uma ordem dos fatos quanto aos sumos pontífices. Ele explicou, conforme repercussão da Metal Hammer:
"Todos esses três primeiros caras são irmãos e a diferença de idade entre II e III é de cerca de três meses. Qualquer um com conhecimento biológico pode dizer 'isso não é possível!' É, se você tem duas mães. Então, isso diz algo sobre o pai. Número III foi quando as coisas ficaram um pouco mais interessantes em termos de design. Ficou muito legal."

Foi justamente na terceira santidade em que Tobias resolveu oferecer alternativas visuais nos shows – o segundo tinha uma forma civil, mas ao vivo se apresentava sempre com o mesmo vestuário. "Este foi um grande passo para a banda, porque eu já estava sentindo no ciclo do segundo álbum que andar por aí sendo assustador era divertido e tudo, mas cedo ou tarde isso iria passar.
Quando você toca por mais de uma hora, cedo ou tarde vai começar a parecer obsoleto, parado e não tão divertido. Então, Papa Emeritus III adotou essa roupa inspirada no rei sueco do final dos anos 1700. Quando ele reivindicou o trono, tinha uma fantasia assim. Eu definitivamente acho que Papa III, com a adição de algo tão fácil de usar quanto calças, tornou o show melhor e mais divertido."
Único presente em dois ciclos de álbuns, o Cardinal Copia surgiu após Forge entender que as figuras dos papas começaram a parecer um pouco repetitivas. Sobre o traje estiloso desse personagem, o músico revela que foi inspirado em Don Fanucci de "O Poderoso Chefão II".
"Copia era o mais 'Don' de todos eles. Ele é como alguém que personifica aquela figura estilo Marlon Brando. Sempre achei esse personagem muito engraçado e com roupas muito legais."
"Skeletá" sai dia 25 de abril. O tracklist do álbum conta com 10 faixas. Por enquanto, a banda disponibilizou apenas o single "Satanized", apresentando seu novo líder.
Fundado em 2006 na cidade sueca de Linköping, o Ghost se tornou em um dos maiores fenômenos do rock pesado nas últimas décadas. A cada disco, a banda foi aumentando sua base de fãs, a ponto de se tornar uma das principais atrações no circuito de festivais e realizar shows próprios em arenas de todo o mundo.
Os trabalhos de estúdio já disponibilizados são "Opus Eponymous" (2010), "Infestissumam" (2013), "Meliora" (2015), "Prequelle" (2018) e "Impera" (2022). Também saíram os EPs "If You Have Ghost" (2013), "Popestar" (2016), "Seven Inches of Satanic Panic" (2019) e "Phantomime" (2023), além dos ao vivos "Ceremony and Devotion" (2017) e "Rite Here, Rite Now" (2024) – este último também um filme.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Fã joga disco em Eric Clapton e ele abandona show na Espanha
As 20 melhores músicas do Iron Maiden segundo o WatchMojo.com
O disco favorito de Steven Tyler por causa da ausência de viradas de bateria
Os astros do rock nacional que contribuíram com disco de Xuxa
A banda com quem Jimmy Page odiava ser comparado: "Não tinha nada a ver conosco"
O álbum dos anos 1990 que Mick Jagger considera perfeito: "Cada faixa é um nocaute"
5 discos indispensáveis para entender o rock nacional
Darkthrone lança "Pre-Historic Metal", seu novo disco de estúdio
A música do Emerson, Lake & Palmer que melhor representa o trio, segundo Carl Palmer
O filme que mostra Ozzy, Kiss e Aerosmith em entrevistas que hoje seriam canceladas
O melhor álbum do Aerosmith segundo o baixista Tom Hamilton
As duas músicas mais importantes de qualquer álbum do The Cure, segundo Robert Smith
Empresário do Angra comenta planos para Luis Mariutti e Ricardo Confessori
A canção do Black Sabbath que, para Frank Zappa, definiu "um certo estilo musical"
Ghost vence o Grammy sueco na categoria "Melhor Hard Rock/Metal"
Tobias Forge denuncia stalker às autoridades na Suécia
O melhor disco de heavy metal da década, segundo a Louder
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
NoiseCreep: Os 10 frontmen mais teatrais do rock
As letras do Ghost falam sobre Deus ou o Diabo? Tobias Forge responde


