A sobra de estúdio do U2 lançada como lado b, mas que após ser regravada virou um hit
Por André Garcia
Postado em 03 de março de 2025
"The Joshua Tree" (1987), quinto álbum do U2, é o mais vendido daquela que é uma das bandas que mais venderam disco na história.
E não é para menos.
Mesmo se o LP tivesse sido apenas um EP com as quatro primeiras faixas, já teria vendido milhões de cópias. Afinal de contas, essas quatro primeiras faixas eram todas hits arrasa-quarteirão: "Where the Streets Have No Name", "I Still Haven't Found What I'm Looking For", "With or Without You" e "Bullet the Blue Sky".
Mas nem só de hits vive uma banda, mesmo que a banda em questão fosse o U2 em seu auge. No "The Joshua Tree" 11 faixas foram incluídas, mas tiveram outras gravadas que não foram boas o bastante para entrar. Como é o caso da versão original de "Sweetest Thing".

"Sweetest Thing" só foi virar um hit mais de uma década depois, em 1998, quando foi retrabalhada e teve o vocal regravado para a coletânea "U2: The Best Of 1980-1990".
Em entrevista daquele mesmo ano para Colin Helms o guitarrista The Edge contou:
"A gente sempre quis tentar de novo [com 'Sweetest Thing'], até que essa oportunidade surgiu [com o lançamento da compilação]. Quando estávamos pensando no que colocar nela, nos pareceu a hora certa para tentar finalizá-la [adequadamente e] dar a Bono a chance de cantá-la novamente. Porque ele sempre ficou chateado com seu vocal. No dia em que a cantou originalmente, ele tinha perdido a voz, e acabou ficando um vocal bem… incomum. para ele."
Sobra de estúdio de "The Joshue Tree", a versão original de "Sweetest Thing" acabou incluída apenas como lado b do single de "Where the Streets Have No Name".
Já a nova versão, batizada "Sweetest Thing (single mix)" chegou à #3 colocação nas paradas do Reino Unido e no topo em países como Canadá e Itália e a terra natal da banda, Irlanda.
O relançamento da música ganhou até um clipe — uma meticulosa plano sequência cuja filmagem parou Dublin:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
Bruce Dickinson escolhe qual turnê do Iron Maiden é a sua preferida
A gigante do rock que irritou Chris Cornell e virou alvo constante de Kurt Cobain
Ex-baterista do Guns N' Roses fala sobre o Axl Rose que a maioria não conhece
A banda que bateu um recorde dos Beatles e afundou em poucos anos
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
O clássico do Whitesnake que foi gravado durante um bate boca aos berros no estúdio
O disco de 1983 que Dave Grohl sabe tocar de cor e salteado; "Conheço cada virada de bateria"
Duração de "Rime of the Ancient Mariner" surpreendeu membros do Iron Maiden
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Bono manda a real sobre o motivo do rock ter perdido espaço para o hip-hop nos anos 2000
O pior álbum dos Beatles de acordo com George Harrison

Bono explica por que U2 colocou "Vertigo" em comercial da Apple: "Você tem que lidar com o diabo"
O artista que Bono considera responsável pela verdadeira estética do punk rock
U2 disponibiliza novo single e videoclipe, "Street of Dreams"
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
Dez clássicos dos anos 80 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
U2 mandou caixa de cerveja Guinness pro alcoólatra Slash


