O profundo significado da guerra nas músicas do Sonata Arctica, segundo Tony Kakko
Por Gustavo Maiato
Postado em 26 de abril de 2025
O vocalista finlandês Tony Kakko, do Sonata Arctica, voltou a abordar temas sombrios em "Clear Cold Beyond", novo álbum da banda. Com um capacete militar na capa, o disco sinaliza o tom mais denso das composições — e a guerra, mais uma vez, é um dos principais motes líricos.
Sonata Arctica - Mais Novidades
"Existe uma guerra acontecendo no mundo o tempo todo, infelizmente. Não deveria ser assim, mas é", disse Kakko, em entrevista recente a Gustavo Maiato. O compositor se refere também à guerra entre Rússia e Ucrânia, um conflito que, por estar mais próximo fisicamente de seu país, a Finlândia, ressoa de forma ainda mais intensa. "Atualmente, há uma guerra um pouco maior, mais próxima de casa, em fúria aqui."
Canções antigas como "What Did You Do in the War, Dad?" e "Replica" simbolizam esse olhar sensível e crítico sobre a guerra. "É algo sobre o qual sinto vontade de escrever de vez em quando. A guerra tem muito pouco de positivo, além do fato de que, um dia, ela termina."
Tony reconhece que a melancolia é uma constante em suas composições. "Sempre tive uma faísca por letras realmente tristes, traumáticas. Nunca escrevi muitas músicas de amor felizes", disse. "É mais fácil mergulhar nesse universo e encontrar a tragédia. Funciona muito melhor para mim do que escrever sobre sol e felicidade."
Ao falar sobre a recepção dessas faixas mais densas, Kakko revela o que o move: "É recompensador quando alguém diz que foi tocado em um nível profundo. É difícil ter esse mesmo efeito com uma canção alegre."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Cartaz oficial do Bangers Open Air é divulgado pela organização do festival
Manowar se manifesta em solidariedade ao guitarrista Ross the Boss
Angela Gossow comenta em postagem de Michael Amott e fãs se empolgam
A banda sem frescura que tinha os melhores músicos do rock, segundo Joe Perry
Mille Petrozza (Kreator) admite que ficaria entediado se fizesse um álbum 100% thrash metal
A música que deixou Ritchie Blackmore sem reação em 1970; "um som grande, pesado"
A banda europeia de metal com milhões no Spotify cujo integrante trabalha como bombeiro
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
Como Angela Gossow se juntou ao Arch Enemy, de acordo com Michael Amott
O gênero do rock que inovou e fez sucesso, mas Angus Young nunca engoliu


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Guia: do heavy ao melodic death metal, confira playlist com 12 horas de metal finlandês
Metal finlandês: About.com elege melhores bandas do estilo


