A breve passagem da deputada Jandira Feghali pelo grupo que deu origem ao Roupa Nova
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de abril de 2025
Antes de ser conhecida no Congresso Nacional, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) viveu uma fase menos conhecida do grande público: foi baterista em uma das primeiras formações que dariam origem à banda Roupa Nova. A revelação foi feita pelo guitarrista Kiko no podcast Corredor 5 e confirmada pela própria parlamentar em publicações nas redes sociais.
Roupa Nova - Mais Novidades
"Ficamos sem baterista, e a Jandira falou: ‘Deixa eu tocar’. A gente não sabia que ela tocava bem. Ela sentou, tocou tudo", contou Kiko, que fazia parte do grupo na época. A banda se chamava Los Panchos Villa e se apresentava em bailes no Rio de Janeiro durante os anos 1970. Entre os integrantes estavam também Ricardo Feghali, irmão de Jandira, que mais tarde integraria o Roupa Nova, e o vocalista Paulinho, outro futuro membro da banda que se tornaria um dos maiores nomes da música popular brasileira.
No Facebook, Jandira relembrou o período com carinho: "E lá vem Los Panchos, minha gente, direto do túnel do tempo, entre uma arrumação e outra lá em casa. Velhos tempos de música, rock e uma bateria que me encantava no Rio dos anos 70. Meu irmão Ricardo Feghali fazia parte também, já esbanjando todo o seu talento, antes do incrível Roupa Nova." Em tom bem-humorado, completou: "E ganha um doce para quem descobrir quem era a 'Jana', a atração máxima! rs"
A relação da deputada com a música não é apenas uma memória de juventude. Em entrevista ao Estadão, publicada pelo portal Terra, ela afirmou: "Sou baterista, aprendiz de pandeiro e percussionista de umas rodas de samba por aí." Questionada sobre o Roupa Nova, respondeu de forma direta: "Sim, Roupa Nova é a banda do meu irmão. Músico há muitos anos, foi ele quem me ensinou a fazer parte da música brasileira."
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
"Look Outside Your Window", álbum "perdido" do Slipknot, será lançado em abril
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Box-set compila a história completa do Heaven and Hell
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A banda essencial de progressivo que é ignorada pelos fãs, segundo Steve Hackett
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026


A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
A melhor banda de rock do Brasil de todos os tempos, segundo Mariozinho Rocha
A banda de rock nacional que tem o mesmo defeito do Toto, segundo Regis Tadeu
Quando o baterista do Roupa Nova socorreu músico do Genesis em plena turnê brasileira
A banda de rock nacional que é tão boa que seria encarnação de discípulos de Beethoven
A banda nacional que não vendia bem mesmo com vários hits na rádio ao mesmo tempo


