A música dos anos 90 que despertou em Floor Jansen a vontade de ser cantora
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de abril de 2025
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A talentosa cantora e compositora neerlandesa Floor Jansen é uma das mulheres mais famosas do universo do heavy metal. Em atividade desde a década de 1990, ela integrou a banda After Forever entre 1997 e 2009 e, desde 2013, é a vocalista do grupo de metal sinfônico Nightwish.
Nightwish - Mais Novidades
Dona de uma voz potente e facilmente identificável, Jansen teve como uma de suas influências outra renomada intérprete nascida nos Países Baixos: Anneke van Giersbergen, que se destacou entre os headbangers durante o período em que foi vocalista da banda The Gathering.
Em 2019, Floor concedeu entrevista à Kerrang. Ao ser questionada sobre a música que a fez querer ser uma cantora, ela citou "Strange Machines", gravada pela banda que consagrou Anneke.
"Foi interessante ouvir uma voz feminina tão forte no metal, e a música em si também me afetou. Strange Machines é, de longe, a faixa mais forte daquele álbum [‘Mandylion’, lançado em 1995]. Foi um sucesso em minha terra natal, a Holanda", declarou a vocalista do Nightwish.
Na sequência, Floor afirmou que Anneke inspirou muitas pessoas. A frontwoman também disse que a ex-vocalista do The Gathering merecia mais reconhecimento.
"Ela inspirou muitas pessoas, inclusive eu, e embora tenha feito todo tipo de coisa, acho que ela merecia ter muito mais sucesso."
Anneke deixou o The Gathering em 2007 e desde 2011 atua como artista solo. Seu trabalho mais recente é o EP "La Vie", lançado no último mês de fevereiro.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O músico que Edu Falaschi lamenta que não estará com Angra no Bangers: "Seria simbólico"
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
5 bandas de metalcore se tornaram "rock de pai", segundo a Loudwire
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O melhor solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Edu Falaschi
Rafael Bittencourt conta pela primeira vez a promessa que fez ao pai de Edu Falaschi
Baterista do Exodus, Tom Hunting conta como é a vida sem estômago
A viagem do Ramones que mudou a história da música para sempre; "A gente não sabe tocar"
Os melhores discos de metal de cada ano dos anos 2000 - de Iron Maiden a Mastodon
A música gravada pelo Whitesnake que só foi tocada ao vivo por Glenn Hughes
A inusitada ligação entre a criação do Helloween, uma barraca de frango e o Thin Lizzy
A melhor banda de abertura que o Foo Fighters já teve, segundo Dave Grohl
Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
All Metal Stars anuncia gravação de DVD em tributo a Andre Matos no show em São Paulo
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento

Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
O álbum que mudou a vida de Simone Simons (Epica)
A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Nightwish: Floor Jansen furiosa com gritos de "peitos!" nos shows


