Por que "Tempo Perdido" com Daniela Mercury não funcionou? Irmã de Renato Russo diz
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de abril de 2025
Durante participação no Afterpodcast, a cantora Carmen Manfredini, irmã de Renato Russo, relembrou a vez em que subiu ao palco ao lado de Daniela Mercury e Dinho Ouro Preto, vocalista do Capital Inicial, para cantar "Tempo Perdido". O show, realizado em Brasília nos anos 2000, reuniu mais de 100 mil pessoas — e um problema que comprometeu a performance.
Legião Urbana - Mais Novidades

"Foi no aniversário de Brasília, acho que 2005 ou 2006. Cem mil pessoas à minha frente. Eu quase não entrei no palco", disse Carmen. Apesar da grandiosidade do evento, ela admitiu que o resultado ficou aquém do esperado: "Eu não sei se foi totalmente afinado, eu tava muito nervosa." A performance referida não se encontra no YouTube, mas é possível encontrar outros vídeos com a cantora interpretando o clássico da Legião.
Segundo ela, a apresentação não contou com ensaio prévio. Daniela a convidou por meio do jornalista Irlan Rocha Lima, do Correio Braziliense. "Ela queria que alguém participasse. Eu disse: ‘Ai, que medo, mas tudo bem’. Aí sugeri o Dinho, que estava na cidade, e ele topou na hora", contou.

O problema, no entanto, foi o tom da música. Como Dinho começou cantando em uma tonalidade mais grave, Carmen e Daniela precisaram se ajustar de última hora. "Eu olhava pra cara da Daniela, ela olhava pra minha, e o Dinho cantando... A gente não acertava o tom. Não houve muito acerto", revelou.
Mesmo com as falhas, ela guarda a lembrança com carinho: "Foi legal. Foi como foi." Além disso, Carmen reforçou o peso emocional de estar no palco diante de tanta gente cantando um clássico da Legião Urbana, banda eternizada pela voz e poesia de seu irmão.
Ao longo da entrevista, Carmen também falou sobre sua relação com a música, as participações em outras bandas como o Tantra, e o cuidado que a família sempre teve em preservar a discrição e o legado de Renato. "Nós não somos pessoas de ficar dizendo: ‘Ah, eu sou irmão do Renato’. A gente fica na nossa", comentou.

Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps