Green Day troca letra em apoio à Palestina e cantor do Disturbed pró-Israel rebate
Por Gustavo Maiato
Postado em 18 de abril de 2025
O vocalista da banda Disturbed, David Draiman, se pronunciou após a apresentação do Green Day no festival Coachella, na Califórnia, em que Billie Joe Armstrong alterou os versos da música "Jesus of Suburbia" para incluir uma referência ao conflito no Oriente Médio. Durante o show, o cantor substituiu parte da letra por "Running away from pain like the kids from Palestine" ("Fugindo da dor como as crianças da Palestina", em tradução livre). A transcrição é da Loudwire.
Disturbed - Mais Novidades

A fala repercutiu nas redes sociais e gerou reação de Draiman, conhecido por seu apoio público a Israel desde o ataque do Hamas ao festival Tribe of Nova, em 2023. Na ocasião, mais de 400 pessoas morreram e cerca de 40 foram sequestradas. Entre as vítimas estava Jake Marlowe, ex-baixista da banda Desolated, que trabalhava na segurança do evento.
Em resposta à declaração de Armstrong, Draiman publicou um convite aberto ao líder do Green Day. "Você sabe que te respeito, irmão. Gostaria de ter a oportunidade de apresentar o lado israelense/judeu desta guerra horrível. Estou disponível para conversar quando quiser. Sem julgamentos, sem ideias pré-concebidas", escreveu em seu perfil.

A guerra entre Israel e o grupo Hamas resultou, segundo a agência Reuters, em mais de 50 mil mortes na Faixa de Gaza até 25 de março de 2025. O conflito tem mobilizado o setor artístico internacional. Em 2024, quatro bandas cancelaram suas participações no festival Download, no Reino Unido, em protesto contra o patrocínio do Barclays Bank, citado por manter vínculos com empresas fornecedoras de armamentos a Israel.
Outros artistas também se manifestaram sobre o tema. Em 2021, o Rage Against the Machine divulgou nota de apoio à Palestina após confrontos em Jerusalém e Gaza. Em 2023, o guitarrista Tom Morello condenou a violência contra crianças e reforçou que não há espaço para o antissemitismo, mesmo diante de críticas ao governo israelense.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps