Os cinco vocalistas que influenciaram Fernanda Lira (Crypta, ex-Nervosa) no metal extremo
Por Bruce William
Postado em 10 de abril de 2025
Fernanda Lira, uma das vozes mais marcantes do metal extremo brasileiro, revelou os cinco vocalistas que mais influenciaram seu estilo. Em publicação nas redes sociais, a fundadora do Nervosa e atual vocalista do Crypta listou nomes que a ajudaram a moldar sua técnica, timbre e expressividade. "Já desconfiavam desses nomes?", perguntou aos seguidores.

O primeiro da lista é Chuck Schuldiner, do Death, que para Fernanda foi quem mais a influenciou. "Ele me ensinou a ser agressiva e expressiva, mesmo com vocais mais agudos. Chuck me fez sentir confortável com o meu tom de scream, que é mais alto." John Tardy, do Obituary, também aparece como figura essencial nesse processo: "Ele também puxa os vocais para tons mais altos e foi uma enorme inspiração quando eu estava descobrindo a minha voz."
Entre as mulheres, Fernanda aponta Angela Gossow, ex-Arch Enemy, como a primeira que mostrou que era possível cantar de forma agressiva no metal sendo mulher. "Ela continua sendo uma grande inspiração para mim em vários sentidos." Já Tatiana Shmailyuk, do Jinjer, é hoje sua maior referência vocal. "A técnica dela é onde eu gostaria de chegar em algum momento. Ela também me inspira com as letras cheias de metáforas e com a forma como encaixa a melodia vocal nas músicas."
Por fim, ela cita Mikael Åkerfeldt, do Opeth, como um objetivo futuro: "Se um dia eu aprender a técnica do false chord, os vocais dele são definitivamente onde eu gostaria de chegar. A forma como ele entrega vocais graves brutais, aparentemente sem esforço, me faz querer aprender cada vez mais."
A lista confirma o que já se ouve nos palcos: Fernanda Lira construiu sua identidade vocal olhando para os grandes, mas sem deixar de trilhar seu próprio caminho: brutal, técnico e cada vez mais reconhecido fora do Brasil.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
Festival Online Metal com Batata celebra 10 anos reunindo 25 atrações de oito países
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
Max Cavalera relembra o enteado Dana Wells, morto há 30 anos
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
Era do grunge foi a pior época para o metal, de acordo com Max Cavalera
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos


Tainá Bergamaschi (Crypta) toca "Territory" com o Sepultura em Dublin
A cantora canadense que não sai dos ouvidos de Fernanda Lira: "Jeito cru e honesto"
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
O baixista extremo que Fernanda Lira é fã e não se decepcionou ao finalmente conhecê-lo
Fernanda Lira, da Crypta, comenta o preconceito contra bandas femininas em festivais


