O hit do AC/DC que tocou em base nuclear no Irã após sistemas serem invadidos
Por André Garcia
Postado em 07 de abril de 2025
As músicas do AC/DC servem para muitas coisas: correr, malhar, dirigir, festejar, bater cabeça, beber, transar, relembrar os velhos tempos, dançar… e invadir uma base nuclear iraniana.
Invadir base nuclear parece coisa de vilão de filme do 007 dos anos 70, mas aconteceu no Irã em 2012. Conforme publicado pela Far Out Magazine, um vírus foi usado para assumir o controle do programa nuclear iraniano através dos dispositivos utilizados pelos cientistas.
AC/DC - Mais Novidades
Uma das formas mais comuns de ciberataque nos últimos tempos é o sequestro de redes internas de agências governamentais ou multinacionais. Sob domínio dos criminosos, os computadores ficam inutilizados até o pagamento do resgate. Se o pagamento não for feito, os computadores podem ser destruídos, o que pode causar prejuízos enormes e até mesmo mortes.
Nesse caso do Irã, uma das coisas que o vírus fez foi fazer com que todos os computadores tocassem (em volume máximo) "Thunderstruck", do AC/DC.
O perito em cibersegurança finlandês Mikko Hypponen contou que após a invasão recebeu um e-mail de alguém do programa nuclear do Irã dizendo que "tinha uma música tocando sozinha em várias estações de trabalho no meio da noite no volume máximo. Eu acredito que o que estava tocando era 'Thunderstruck' do AC/DC."
Ao contrário de países como Estados Unidos e Inglaterra (e países culturalmente influenciados por eles, como o Brasil), o Irã não é exatamente um país familiarizado com rock pesado e guitarra distorcida em volume ensurdecedor.
"Thunderstruck" foi um dos singles mais vendidos do AC/DC e o maior hit do álbum "The Razor's Edge" (1990). Segundo a SetList.fm, dos anos 2000 para cá ela não chegou a sumir do repertório da banda, mas também nunca esteve entre as mais tocadas. Já no cinema ela virou um fenômeno nos últimos anos. Você já deve ter perdido as contas de quantas vezes já ouviu a guitarra da introdução tocando em algum filme ou trailer.
Até mesmo no filme do Mario tocou essa música (pouco antes da parte da corrida):
Poderia citar aqui diversos exemplos, mas, só para citar mais um, teve o segundo filme do Deadpool também:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"


Como Pete Townshend "salvou" o AC/DC, talvez sem nem saber que estava no meio do rolo
"Vale a pena gastar salário mínimo no show?": Andre Barcinski critica preço do AC/DC em SP
Quando Paul McCartney apresentou o AC/DC para Dave Grohl; "Eu gosto de rock alto"
Site americano aponta 3 bandas gigantes dos anos 1970 que quase fracassaram antes da fama
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor música do clássico álbum "Powerage" do AC/DC, segundo Angus Young
Debate: "Highway to Hell" ou "Back in Black" - qual é o melhor álbum do AC/DC?
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
A banda de classic rock que Angus Young achou um tédio ao vivo; "uma piada"
Guitarristas: E se os mestres esquecessem como se toca?


