O hit do AC/DC que tocou em base nuclear no Irã após sistemas serem invadidos
Por André Garcia
Postado em 07 de abril de 2025
As músicas do AC/DC servem para muitas coisas: correr, malhar, dirigir, festejar, bater cabeça, beber, transar, relembrar os velhos tempos, dançar… e invadir uma base nuclear iraniana.
Invadir base nuclear parece coisa de vilão de filme do 007 dos anos 70, mas aconteceu no Irã em 2012. Conforme publicado pela Far Out Magazine, um vírus foi usado para assumir o controle do programa nuclear iraniano através dos dispositivos utilizados pelos cientistas.
AC/DC - Mais Novidades
Uma das formas mais comuns de ciberataque nos últimos tempos é o sequestro de redes internas de agências governamentais ou multinacionais. Sob domínio dos criminosos, os computadores ficam inutilizados até o pagamento do resgate. Se o pagamento não for feito, os computadores podem ser destruídos, o que pode causar prejuízos enormes e até mesmo mortes.
Nesse caso do Irã, uma das coisas que o vírus fez foi fazer com que todos os computadores tocassem (em volume máximo) "Thunderstruck", do AC/DC.
O perito em cibersegurança finlandês Mikko Hypponen contou que após a invasão recebeu um e-mail de alguém do programa nuclear do Irã dizendo que "tinha uma música tocando sozinha em várias estações de trabalho no meio da noite no volume máximo. Eu acredito que o que estava tocando era 'Thunderstruck' do AC/DC."
Ao contrário de países como Estados Unidos e Inglaterra (e países culturalmente influenciados por eles, como o Brasil), o Irã não é exatamente um país familiarizado com rock pesado e guitarra distorcida em volume ensurdecedor.
"Thunderstruck" foi um dos singles mais vendidos do AC/DC e o maior hit do álbum "The Razor's Edge" (1990). Segundo a SetList.fm, dos anos 2000 para cá ela não chegou a sumir do repertório da banda, mas também nunca esteve entre as mais tocadas. Já no cinema ela virou um fenômeno nos últimos anos. Você já deve ter perdido as contas de quantas vezes já ouviu a guitarra da introdução tocando em algum filme ou trailer.
Até mesmo no filme do Mario tocou essa música (pouco antes da parte da corrida):
Poderia citar aqui diversos exemplos, mas, só para citar mais um, teve o segundo filme do Deadpool também:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
O clássico do Judas Priest em que Rob Halford alcançou a nota mais alta da carreira
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Os sete discos essenciais do Grave Digger
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A estrada real que inspirou "Highway to Hell", segundo Brian Johnson
Canhão do palco cai do lado e assusta Brian Johnson durante show do AC/DC em Las Vegas
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
5 bandas que superaram tragédia e fizeram mais sucesso após perder um integrante
Lista: 10 álbuns horríveis lançados por grandes bandas nos anos 1980
Por que os brasileiros ouviam o "Back In Black" do AC/DC da maneira errada?


