Os Beatles ajudaram a criar o heavy metal com "Helter Skelter"? Rob Halford responde
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de abril de 2025
Poucas pessoas no mundo podem falar com tanta propriedade sobre as raízes do heavy metal quanto Rob Halford, afinal, ele habitava tal universo "quando tudo era mato". Na ativa há mais de 50 anos, este nobre senhor inglês é vocalista do Judas Priest, influente grupo responsável por alguns dos maiores clássicos do estilo, como "British Steel", "Defenders of the Faith" e "Painkiller".
Beatles - Mais Novidades

A origem do heavy metal foi tema de uma entrevista que Halford concedeu ao site Songfacts em 2020. Na ocasião, o "Metal God" foi convidado a responder se os Beatles contribuíram para o nascimento do gênero que consagrou Judas Priest, Black Sabbath, Iron Maiden e tantas outras formações.
"Não há como descartar essa possibilidade. Eles estavam aumentando o volume, não estavam? Eles estavam aumentando o volume dos amplificadores, especialmente em ‘Helter Skelter’. Incrivelmente forte", respondeu Halford, se referindo à música que é uma das faixas do álbum "The Beatles", lançado em 1968.

"Quem sabe? A música estava lentamente começando a mudar naquele ponto, de qualquer maneira. Talvez eles também estivessem ouvindo algumas das coisas mais pesadas e fortes que estavam saindo da América, porque eram grandes ouvintes de outras músicas (...). Não me surpreenderia se eles também pegaram algumas vibrações de alguns daqueles primeiros sons pesados e elétricos que estavam acontecendo nos anos 60", complementou o vocalista do Judas Priest.
Paul McCartney, um dos autores de "Helter Skelter", a considera uma "música muito boa pra agitar", mas não acha que se trata da primeira obra da história do heavy metal.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps