O melhor trabalho de guitarra de Jimmy Page de todos os tempos, segundo Eddie Van Halen
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de maio de 2025
Considerado um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos, Eddie Van Halen sempre foi rápido em reconhecer o impacto de quem veio antes dele. Apesar de seu estilo revolucionário — com técnicas como o tapping e o uso criativo de equipamentos —, Eddie fazia questão de destacar suas influências, entre elas nomes como Eric Clapton, Allan Holdsworth e, especialmente, Jimmy Page.
Van Halen - Mais Novidades

Ao falar sobre Page, Eddie não hesitava: "Stairway to Heaven" era, para ele, o ponto mais alto da carreira do guitarrista do Led Zeppelin. "Ele tinha um toque que era realmente diferente", disse em entrevista. "Pega uma música como Stairway to Heaven. Vamos lá, é um clássico. O solo é clássico. Tudo nela é clássico. Provavelmente é a melhor coisa que ele já fez. Se ele tivesse parado ali, talvez tivesse seguido outro caminho", disse em entrevista resgatada pela Far Out.
Mesmo sendo fã declarado de Clapton nos tempos de Cream, Eddie reconhecia que Page foi quem realmente empurrou os limites do rock adiante. E não era pela perfeição técnica. O que chamava a atenção de Van Halen era justamente o aspecto "imperfeito", humano, do solo de Stairway. "Os bends são agressivos, quase torturantes. O solo não segue estruturas rígidas. E é isso que o torna inesquecível."

Para Eddie, "Stairway to Heaven" era uma jornada. Assim como "Eruption", sua própria contribuição ao panteão da guitarra, a faixa de Page ultrapassava a barreira do tempo e do gosto. "Mesmo que alguém não goste de tudo na música, é impossível não admirar o nível de construção e emoção que ela carrega", afirmou. Palavras que dizem muito, vindas de um dos maiores criadores de solos da história.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps