A respeitosa opinião de Kerry King sobre Tony Iommi, o "criador" do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de maio de 2025
O mundo da música nunca mais foi o mesmo após 13 de fevereiro de 1970. Foi nesse dia que uma então desconhecida banda inglesa, chamada Black Sabbath, lançou seu primeiro — e autointitulado — álbum de estúdio. Liderado por sua faixa-título sombria, pesada e arrastada, o disco estabeleceu as bases de um gênero musical que segue vigoroso até os dias atuais: o heavy metal.
Black Sabbath - Mais Novidades
É razoavelmente seguro afirmar que o Black Sabbath deu o pontapé inicial em um movimento que conquistou milhões de headbangers ao redor do planeta. Antes do lançamento do álbum que leva o nome da banda, o público jamais havia se deparado com algo tão intenso, agressivo e provocador — qualidades que se tornariam marcas registradas dessa vertente sonora.
Grande parte do pioneirismo do Black Sabbath se deve ao seu fundador, o guitarrista Tony Iommi. Criador de alguns dos riffs mais emblemáticos de todos os tempos, esse mestre das seis cordas possui um currículo invejável, que inclui composições que se tornaram clássicos absolutos, como "Paranoid", "Iron Man", "N.I.B.", "Children of the Grave", "Sabbath Bloody Sabbath" e "Heaven and Hell" — apenas para citar algumas.
Obviamente, Tony Iommi é amplamente respeitado por outros guitarristas. Um deles é Kerry King, líder da banda que leva seu nome artístico e membro fundador do Slayer — grupo que figura entre os gigantes do thrash metal.
Em entrevista concedida ao site Consequence, King foi convidado a citar seus guitarristas preferidos. O primeiro nome mencionado por ele foi o de Iommi, por quem nutre grande admiração, como mostram suas palavras:
"Sim, não pode ser outra pessoa. Quero dizer, realisticamente, se você é remotamente um fã de metal - heavy metal, thrash metal, qualquer metal - Tony começou tudo. E sem ele, muitos de nós não estaríamos aqui. Acho que é seguro dizer que, sem Tony, bandas como o [Judas] Priest poderiam ser muito diferentes, porque ele foi realmente o criador. Se você gosta de metal, você gosta do Black Sabbath. Se não gosta, está se enganando."
Kerry King se encontrará com Tony Iommi em breve, pois o Slayer participará do "Back to the Beginning", último show da carreira do Black Sabbath. O evento, que também marca a despedida de Ozzy Osbourne, contará com a presença de outras bandas e artistas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Richie Faulkner recusou 16 tentativas de contato do Judas Priest
Rob Halford fala sobre a importância de estar há quase quatro décadas sóbrio
Angra posta mensagem enigmática no Instagram; "Foi bom enquanto durou"
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Odeia Van Halen? Guitarrista recusou convite de David Lee Roth e Sammy Hagar
A sincera opinião de Bon Jovi sobre a turnê de reunião do Oasis
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Dee Snider não sabe se está sendo "corajoso ou estúpido" ao reunir o Twisted Sister
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden

Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os dois maiores bateristas de todos os tempos para Lars Ulrich, do Metallica
Viúva de Ronnie James Dio afirma que ficou feliz com último show de Ozzy Osbourne
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Axl Rose é criticado por sua voz após Guns N' Roses homenagear Ozzy com cover no Brasil
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
O que realmente fez Bill Ward sair do Black Sabbath após "Heaven & Hell", segundo Dio
Black Sabbath posta foto de membros da banda com Linda Blair, protagonista de "O Exorcista"
Paul McCartney: a banda de Metal que o levou ao lado negro da força


