Kirk Hammett (Metallica) admite que poderia ser um guitarrista melhor
Por João Renato Alves
Postado em 05 de maio de 2025
Durante entrevista à nova edição da Metal Hammer, o guitarrista Kirk Hammett falou sobre o fenômeno dos shredders que usam as redes sociais para divulgar seus trabalhos. O integrante do Metallica admitiu ficar impressionado com alguns fenômenos. No entanto, entende ser um fenômeno distante da realidade da indústria na qual surgiu. Ele declarou:
Metallica - Mais Novidades

"Vejo muita gente no YouTube e fico impressionado. Há músicos incríveis por aí, que me fazem balançar a cabeça e pensar: ‘Por que esses caras não estão trabalhando nisso? Por que não estão gravando?’ Mas aí eu penso... talvez eles não consigam. Talvez tenham empregos, famílias ou algo que não possam deixar para trás."
De qualquer modo, o artista reconhece que testemunhar tanta habilidade o fez questionar a própria técnica. "Eu vejo alguns desses guitarristas mais jovens e penso: ‘Onde foi que eu errei?’ Ha ha! É difícil para mim ser objetivo ou subjetivo em relação à minha posição em tudo isso. Só sei que gosto de tocar do jeito que toco; sei que se eu continuar tocando do meu jeito, alguém vai se identificar com isso."

Kirk admite que sua abordagem se baseia muito mais no feeling do que em atributos teóricos. "Não preciso me exibir nem ser egocêntrico dizendo: ‘Ei, olha só este arpejo de três oitavas com tapping no meio’. Não quero nem saber! Tenho um jeito bombástico de tocar – sempre fui assim, mesmo quando estava fazendo isso sozinho no meu quarto."
Recentemente, Hammett confirmou que trabalhará em seu primeiro álbum solo ao final da atual turnê do Metallica. O guitarrista já havia disponibilizado o EP instrumental "Portals" em 2022. Ao contrário do lançamento anterior, o trabalho contará com cantores convidados. Nenhum nome foi anunciado até o momento.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps