O álbum do Helloween que Andi Deris considera fantástico... para o Bon Jovi
Por João Renato Alves
Postado em 29 de junho de 2025
Quinto álbum de estúdio do Helloween, "Chameleon" não pode ser considerado um daqueles trabalhos que dividiu os fãs. Ele foi quase que unanimemente odiado, embora algumas pessoas tenham aprendido a apreciá-lo com o passar do tempo. O vocalista Andi Deris acabou entrando na banda logo após a turnê. Ao The Metal Voice, via BraveWords, ele falou sobre sua relação com a obra.
"Michael Weikath (guitarrista) me deu uma cópia para ouvir quando estávamos conversando sobre a minha entrada. Voltei para minha casa, no sul da Alemanha, e fui escutar. Um dia depois ele ligou e perguntou o que eu tinha achado. Respondi que era fantástico para o Bon Jovi. Ele bateu o telefone na minha cara e não ligou mais por uma semana (risos). Sou fã do Bon Jovi, amo várias músicas deles. Não quis que soasse como um comentário negativo."

Deris reafirmou que a ideia não foi soar crítico com o trabalho dos então novos colegas. "As músicas são ótimas. Gosto do ‘Chameleon’, mas não é Helloween. Disse a todo mundo que se o Bon Jovi tivesse realmente gravado este álbum, teria sido número um nas paradas. Mas os fãs que esperavam por um álbum do Helloween, acho que ficaram chocados, pois não tinha mais nada a ver com a banda. Até o ‘Pink Bubbles Go Ape’ tem coisas que lembram, mas no ‘Chameleon’ elas foram erradicadas. Se não fosse pela ótima voz do Michael Kiske, você nunca teria percebido ou reconhecido que se tratava do Helloween, essa é a minha humilde opinião."
Lançado em 31 de maio de 1993, "Chameleon" foi o último álbum do Helloween a contar com o vocalista Michael Kiske em sua primeira passagem e o baterista Ingo Schwichtenberg. É o disco mais diversificado da carreira da banda, com influências pop, progressivas e adição de elementos como instrumentos clássicos, corais infantis e maior uso de violões. Acabou sendo um grande fracasso comercial, o que fez com que a gravadora EMI demitisse o grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Sai, capeta: 10 bandas que foram classificadas como satanistas (porém, não são)
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
A última grande cantora de verdade que existiu, segundo Regis Tadeu
Novo álbum do Lamb of God é inspirado pelo cenário político e cultural norte-americano
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
5 discos lançados em 1988 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida


