Por que Uli Jon Roth se recusa a vender guitarra de 50 milhões que ele não quer nem por a mão
Por Bruce William
Postado em 12 de junho de 2025
Poucas guitarras têm uma história tão carregada de simbolismo quanto a Black Beauty, a Fender Stratocaster preta usada por Jimi Hendrix nos últimos meses de vida. Foi com ela que ele tocou "Machine Gun" nos shows do Band of Gypsys, e também foi ela que apareceu nas fotos tiradas no dia anterior à sua morte, em setembro de 1970, quando Hendrix foi registrado por Monika Dannemann tomando chá e segurando o instrumento com carinho. Veja no Instagram.
Scorpions - Mais Novidades
A guitarra ficou com Monika após a morte de Hendrix e permaneceu com ela até 1996, quando ela também faleceu. Na fase final de sua vida, Monika se casou com Uli Jon Roth, ex-guitarrista do Scorpions. Desde então, Roth se tornou o guardião da Strat, embora nem sequer a toque. "Essa guitarra não é minha. Ela pertence à família Dannemann", explicou ele em entrevista à Guitar World (via Yahoo). "Quando Monika estava viva, ela ficava ali, mas eu nunca a usei. Talvez eu tenha tocado algumas notas, mas não queria nem arrebentar uma corda."
Segundo Uli, trata-se da única guitarra de Hendrix que ainda está exatamente como ele a deixou. O instrumento tem tanto valor histórico que já atraiu o interesse de colecionadores do mundo todo, inclusive figuras como Paul Allen, cofundador da Microsoft. "Há uns 30 anos, ele ofereceu um milhão de dólares. Monika respondeu: 'Essa guitarra não está à venda'."
Mais recentemente, a oferta chegou a números estratosféricos. Um marchand de arte do Oriente Médio teria proposto US$ 9 milhões pela guitarra (aproximadamente 50 milhões de reais), e Uli Jon Roth confirmou o episódio. "Falei com esse sujeito ao telefone. Disse: 'Me dê uma bom motivo pra vendermos essa guitarra'. Ele respondeu: 'O dinheiro'. E eu falei: 'Esse não é um bom motivo'. Foi uma conversa curta."
Mesmo guardada, a Black Beauty segue sendo uma das peças mais icônicas da história do rock, e, ao que tudo indica, vai continuar fora do mercado por um bom tempo, a depender de Uli.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
"Enter Sandman", do Metallica, está prestes a atingir marca impressionante no Spotify
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth


Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Álbum ao vivo do Scorpions alcança o 2º lugar na parada alemã
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker
O Mapa do Metal: Grandes bandas de Heavy Metal da Alemanha
Kiko Loureiro revela quais são seus álbuns preferidos (e nenhum é do Megadeth)


