A banda que antecipou o symphonic metal, segundo Marko Hietala
Por João Renato Alves
Postado em 12 de junho de 2025
Em artigo para a Metal Hammer, Marko Hietala mencionou as músicas que mudaram sua vida. Entre elas, estava "Gates of Babylon", gravada pelo Rainbow no seu terceiro álbum de estúdio, "Long Live Rock ‘n’ Roll" (1978). O ex-baixista e vocalista do Nightwish a citou, junto a uma faixa do disco anterior do grupo, "Rising" (1976), como precursora de um movimento do qual o artista faria parte.
Rainbow - Mais Novidades
"‘Gates Of Babylon’, do Rainbow, realmente me introduziu no pré-metal sinfônico sofisticado. Embora esse gênero não existisse de fato na época, eu vi que se tornaria algo grande depois de uma década ou mais. Também adorava ‘Stargazer’, mas ‘Gates of Babylon’ provavelmente teve o solo mais brilhante que Ritchie Blackmore já fez. Tenho uma longa história de combinar muitas coisas, ter uma atitude ambiciosa em relação à música e muita imaginação. Provavelmente por causa das coisas com que enchi minha cabeça!"

"Long Live Rock ‘n’ Roll" foi o último álbum do Rainbow a contar com Ronnie James Dio nos vocais. A sonoridade já mostrava uma abordagem mais comercial, que seria seguida na sequência da carreira da banda – o que acabaria causando o rompimento com o cantor, considerado inadequado para a nova proposta.
Bob Daisley gravou o baixo em 3 faixas, com o guitarrista e líder da banda Ritchie Blackmore registrando o restante. Os teclados foram divididos entre Tony Carey e David Stone, com o último permanecendo para a turnê. O trabalho chegou ao sétimo lugar na parada britânica, ganhando disco de prata.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Ex-vocalista chama formação atual do Sex Pistols de "banda de karaokê"
A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O clássico dos anos 2000 que é extremamente triste, mas seu autor considerava feliz


A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
Joe Lynn Turner acha que sua fase no Rainbow é mal compreendida
O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio
Vivian Campbell relembra teste para entrar na banda de Dio; "Eles estavam chapados"
A frase casual de Roger Glover que virou um dos maiores clássicos do Rainbow
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Ritchie Blackmore surpreende ao revelar qual a sua banda favorita
O maior erro da carreira de Ronnie James Dio, segundo baixista que tocou com o vocalista


