A banda que antecipou o symphonic metal, segundo Marko Hietala
Por João Renato Alves
Postado em 12 de junho de 2025
Em artigo para a Metal Hammer, Marko Hietala mencionou as músicas que mudaram sua vida. Entre elas, estava "Gates of Babylon", gravada pelo Rainbow no seu terceiro álbum de estúdio, "Long Live Rock ‘n’ Roll" (1978). O ex-baixista e vocalista do Nightwish a citou, junto a uma faixa do disco anterior do grupo, "Rising" (1976), como precursora de um movimento do qual o artista faria parte.
Rainbow - Mais Novidades
"‘Gates Of Babylon’, do Rainbow, realmente me introduziu no pré-metal sinfônico sofisticado. Embora esse gênero não existisse de fato na época, eu vi que se tornaria algo grande depois de uma década ou mais. Também adorava ‘Stargazer’, mas ‘Gates of Babylon’ provavelmente teve o solo mais brilhante que Ritchie Blackmore já fez. Tenho uma longa história de combinar muitas coisas, ter uma atitude ambiciosa em relação à música e muita imaginação. Provavelmente por causa das coisas com que enchi minha cabeça!"

"Long Live Rock ‘n’ Roll" foi o último álbum do Rainbow a contar com Ronnie James Dio nos vocais. A sonoridade já mostrava uma abordagem mais comercial, que seria seguida na sequência da carreira da banda – o que acabaria causando o rompimento com o cantor, considerado inadequado para a nova proposta.
Bob Daisley gravou o baixo em 3 faixas, com o guitarrista e líder da banda Ritchie Blackmore registrando o restante. Os teclados foram divididos entre Tony Carey e David Stone, com o último permanecendo para a turnê. O trabalho chegou ao sétimo lugar na parada britânica, ganhando disco de prata.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 coisas que todo tiozão do rock brasileiro já fez pelo menos uma vez na vida
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
Membros do Mastodon abrem os corações ao falar sobre perda de Brent Hinds

Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Os cinco maiores riffs de Jimi Hendrix, de acordo com Ritchie Blackmore
Ronnie James Dio considerava Ritchie Blackmore "um gênio"
Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
O período de 12 meses em que todos que passaram por Sabbath e Deep Purple lançaram álbuns
O dia que Ronnie James Dio fez lenda do metal extremo chorar


