Ex-membros originais do Venom entram na justiça contra Cronos
Por João Renato Alves
Postado em 29 de agosto de 2025
O guitarrista Jeff "Mantas" Dunn e o baterista Anthony "Abaddon" Bray, cofundadores do Venom, entraram em uma batalha judicial contra o baixista e vocalista Conrad "Cronos" Lant, remanescente da formação clássica. Os músicos lutam para resolver duas questões cruciais: garantir o reconhecimento por suas contribuições ao grupo e reivindicar sua parte dos lucros com os produtos dos álbuns que coescreveram e tocaram, incluindo "Welcome To Hell" (1981), "Black Metal" (1982), "At War With Satan" (1984) e "Possessed" (1985).
Venom - Mais Novidades
Em nota conjunta, a dupla declarou: "Estamos simplesmente pedindo o que é nosso por direito. Após décadas de conflitos evitáveis, queremos paz e um desfecho". Os dois deixaram claro que tentaram uma solução amigável, mas se viram obrigados a acionar a lei após as investidas terem se mostrado infrutíferas. Sabendo que os custos serão altos, os artistas estão recorrendo aos fãs, pedindo ajuda na iniciativa.
Em junho de 2024, Cronos processou Abaddon e a Plastic Head Music Distribution Ltd., acusando a distribuidora de vender produtos com os designs do Venom protegidos por direitos autorais. O frontman acusou o baterista de aprovar a violação por meio de um acordo de licenciamento. A disputa girava em torno do fato de ambas as partes estarem licenciando e vendendo produtos oficiais com os designs contestados.
Dirigindo-se aos fãs, o duo disse: "Foi uma honra única criar uma música que inspirou um gênero. O apoio de vocês nos ajudou durante os melhores e os mais difíceis momentos. Se cada fã nos pagasse o equivalente a um pint, poderíamos ir até o fim nessa batalha."
Recentemente, Mantas e Abaddon anunciaram um reencontro nos palcos. A apresentação acontece na casa de shows Shinjuku Antiknock em Tóquio, Japão, no próximo dia 30 de novembro. A dupla será acompanhada por quatro nomes conhecidos da cena local. São eles: Masaki "Gezol" Tachi (Sabbat, baixo e vocais), Mirai Kawashima (Sigh, vocais), Shinji "Samm" Tachi (Metalucifer, bateria) e Noboru "Jero" Sakuma (Abigail, guitarra).
Além da parceria com Cronos na banda que os consagrou, os dois também integraram o Venom Inc., junto a Tony "Demolition Man" Dolan, que também fez parte do Venom na segunda metade dos anos 1980 e início dos 1990. O baterista não permaneceu por muito tempo, enquanto o guitarrista teve sua saída confirmada no final de 2024.
Considerada a banda que deu os primeiros passos no subgênero que se tornaria mundialmente conhecido como black metal, o Venom imortalizou sua marca com os três álbuns iniciais da discografia, "Welcome To Hell" (1981), "Black Metal" (1982) e "At War With Satan" (1984). Entre idas e vindas, segue na ativa tendo Cronos como remanescente do lineup original.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
Tour manager do Guns N' Roses fala sobre emoção de Axl ao conhecer Ozzy Osbourne
Chuck Billy diz que vinil "tem um som diferente", mas aponta um detalhe que muda tudo
Retorno? Perfis do Arch Enemy e de Angela Gossow deletam todos os posts
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Jeff Loomis conta como honrará o legado de Warrel Dane na nova formação do Nevermore
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
A música do Queen que Brian May diz resumir o que a banda era "de verdade"


Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
Abaddon foge do óbvio ao escolher seu álbum favorito do Venom
Como surgiu o "irritante" barulho que abre "Black Metal", clássico do Venom


