The Gathering vem ao Brasil com Anneke van Giersbergen em show especial
Por Emanuel Seagal
Postado em 29 de agosto de 2025
Anneke van Giersbergen é uma das cantoras mais importantes na história do metal. Sua estreia no The Gathering ocorreu em 1995 com o álbum "Mandylion", um divisor de águas na carreira dos holandeses e também uma forte inspiração para mulheres no metal, pouco representadas na época.
Além de colaborar com diversos nomes importantes da cena, a influência de Anneke é publicamente reconhecida por vocalistas como Floor Jansen (Nightwish), que afirmou: "'Mandylion' foi a razão de eu ter essa ideia de que poderia cantar em uma banda de metal. Foi a combinação daquele estilo de vocal feminino e guitarras pesadas. A voz de Anneke era simplesmente… uau!"

Para celebrar os 30 anos de "Mandylion", o The Gathering reuniu os integrantes da formação original, incluindo Anneke, que deixou o grupo em 2007. Inicialmente planejavam duas apresentações, marcadas para os dias 29 e 30 de agosto, na casa de shows Doornroosje, na Holanda, porém os ingressos se esgotaram em dez minutos, e com isso anunciaram mais dois shows, nos dias 28 e 31 do mesmo mês. Os ingressos dos novos shows esgotaram em uma hora, o que levou ao anúncio de um último show extra, marcado para 27 de agosto.
Com tamanho sucesso, é claro que fãs do mundo todo esperam que o grupo visite seus países, incluindo o Brasil. Embora a banda tenha anunciado oficialmente somente um show na América do Sul, marcado para o dia 17 de outubro de 2026, no Chile, uma fonte do Whiplash.Net afirmou que uma turnê latino-americana já está sendo agendada, e shows no Brasil e México estão confirmados. Vale lembrar que nenhum anúncio de show é oficial até ser divulgado pela própria banda, festival ou produtora. Mesmo com fontes confiáveis ou nos casos de produtores "vazando" anúncios antecipadamente para maior divulgação de seus shows, mudanças de planos e cancelamentos acontecem o tempo todo. De qualquer forma, segure seu comentário "come to Brazil", pois este grande show do The Gathering deve vir para o nosso país.
No player abaixo, você pode conferir registros do The Gathering tocando "Eléanor" e "Leaves" no show de 27 de agosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que é boa para ouvir num churrasco discutindo sobre carros, segundo Regis Tadeu
Mustaine aponta as diferenças entre sua releitura de "Ride the Lightning" e a versão original
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
A sincera opinião de Jéssica Falchi sobre o Iron Maiden sem Nicko McBrain
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Os títulos de músicas do Metallica que aparecem em "The Last Note", do Megadeth
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Dave Mustaine aponta o que poderia resolver sua relação com o Metallica
Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Por que o Lynyrd Skynyrd gravou um solo de guitarra fora do tom em uma canção clássica?
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
A faixa instrumental do Soulfly que traz influências de Massive Attack e ecos do King Crimson


The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
Gothic Metal: Bandas com vocais femininos
A música dos anos 90 que despertou em Floor Jansen a vontade de ser cantora


