The Gathering vem ao Brasil com Anneke van Giersbergen em show especial
Por Emanuel Seagal
Postado em 29 de agosto de 2025
Anneke van Giersbergen é uma das cantoras mais importantes na história do metal. Sua estreia no The Gathering ocorreu em 1995 com o álbum "Mandylion", um divisor de águas na carreira dos holandeses e também uma forte inspiração para mulheres no metal, pouco representadas na época.
Além de colaborar com diversos nomes importantes da cena, a influência de Anneke é publicamente reconhecida por vocalistas como Floor Jansen (Nightwish), que afirmou: "'Mandylion' foi a razão de eu ter essa ideia de que poderia cantar em uma banda de metal. Foi a combinação daquele estilo de vocal feminino e guitarras pesadas. A voz de Anneke era simplesmente… uau!"

Para celebrar os 30 anos de "Mandylion", o The Gathering reuniu os integrantes da formação original, incluindo Anneke, que deixou o grupo em 2007. Inicialmente planejavam duas apresentações, marcadas para os dias 29 e 30 de agosto, na casa de shows Doornroosje, na Holanda, porém os ingressos se esgotaram em dez minutos, e com isso anunciaram mais dois shows, nos dias 28 e 31 do mesmo mês. Os ingressos dos novos shows esgotaram em uma hora, o que levou ao anúncio de um último show extra, marcado para 27 de agosto.
Com tamanho sucesso, é claro que fãs do mundo todo esperam que o grupo visite seus países, incluindo o Brasil. Embora a banda tenha anunciado oficialmente somente um show na América do Sul, marcado para o dia 17 de outubro de 2026, no Chile, uma fonte do Whiplash.Net afirmou que uma turnê latino-americana já está sendo agendada, e shows no Brasil e México estão confirmados. Vale lembrar que nenhum anúncio de show é oficial até ser divulgado pela própria banda, festival ou produtora. Mesmo com fontes confiáveis ou nos casos de produtores "vazando" anúncios antecipadamente para maior divulgação de seus shows, mudanças de planos e cancelamentos acontecem o tempo todo. De qualquer forma, segure seu comentário "come to Brazil", pois este grande show do The Gathering deve vir para o nosso país.
No player abaixo, você pode conferir registros do The Gathering tocando "Eléanor" e "Leaves" no show de 27 de agosto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Black Sabbath que é o "marco zero" do thrash metal, segundo Andre Barcinski
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Um dos maiores sucessos dos Stones, descrito como "porcaria" por Keith Richards
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
Evan Dando (Lemonheads) é internado para tratar problemas mentais após assédio a fã
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
As 10 tablaturas de guitarra do Iron Maiden mais acessadas na história do Ultimate Guitar
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira


The Gathering publica mensagem de despedida para vocalista
Gothic Metal: Bandas com vocais femininos
A música dos anos 90 que despertou em Floor Jansen a vontade de ser cantora


