O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de março de 2026
Nem todo encontro entre grandes nomes da música termina em sintonia. E, no caso do Black Sabbath, a parceria com um dos produtores mais renomados do mercado acabou deixando marcas - e não foram positivas.
Em entrevista à Brave Words, o baixista Geezer Butler relembrou a produção do álbum 13 (2013), último disco de estúdio da banda, e não escondeu a frustração com o trabalho de Rick Rubin.
Black Sabbath - Mais Novidades
Segundo Geezer, o processo foi longo demais - e isso afetou o resultado final. "Quando fizemos o álbum '13', levou uma eternidade. E parte disso foi ótima, e parte não foi tão boa", afirmou. Ele ainda comparou com os discos clássicos da banda: "Não teve a mesma sensação dos álbuns dos anos 70".
O principal problema, segundo o músico, foi a perda da espontaneidade. "Quanto mais tempo você leva em algo, isso acaba ficando forçado, e você perde aquela crueza inicial e o sentimento da música", explicou.
Black Sabbath e Rick Rubin
A decepção não foi só dele. Geezer revelou que o guitarrista Tony Iommi também ficou insatisfeito com o produtor. "Tony ficou incrivelmente desapontado com ele. Na verdade, o Tony pegou algumas das fitas master e refez", contou.
Questionado se voltaria a trabalhar com Rubin, Geezer foi direto: "Não. Ele certamente também não trabalharia comigo de novo. Ou com o Tony", disse, em tom irônico.
Apesar das críticas ao álbum mais recente, o baixista fez questão de destacar quais discos considera os melhores em termos de sonoridade na carreira do Sabbath.
"Eu sempre gostei dos três primeiros álbuns, porque são muito básicos. A gente gravava praticamente como se fosse ao vivo no estúdio", afirmou, ressaltando a ausência de excessos na produção.
Ele também elogiou a fase com Ronnie James Dio, destacando o trabalho do produtor Martin Birch. "Gosto de 'Heaven and Hell' e 'Mob Rules', porque gosto do Martin Birch como produtor", disse.
Por fim, Geezer citou outro clássico: "'Sabbath Bloody Sabbath' também é um bom álbum em termos de produção".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Nicko McBrain surpreende ao eleger os álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
A música do AC/DC que Angus Young escolheu como sua favorita na guitarra
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
Mastodon anuncia novo álbum e lança faixa com participação de Josh Homme
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
As duas faces de Freddie Mercury que até Brian May tinha dificuldade de decifrar
Baixista se afasta do The Cure devido a problema de saúde e é substituído por filho
Steve Harris relembra o dia em que bebeu antes de um show do Iron Maiden

Bill Ward sobre Ozzy Osbourne: "Sinto saudades dele todos os dias"
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum


