Insomnium retorna e divulga seu novo single, "Shadowlife"
Por João Renato Alves
Postado em 19 de junho de 2026
O Insomnium lançou sua nova música, "Shadowlife". O single antecipa o próximo álbum de estúdio da banda finlandesa de melodic death metal, que está previsto para sair em outubro. O trabalho sucede "Anno 1696" (2023), que chegou ao topo da parada na terra natal do grupo – assim como os antecessores diretos "Winter's Gate" (2016) e "Heart Like a Grave" (2019).

O baixista e vocalista Niilo Sevänen declarou em material promocional: "Em termos de narrativa, 'Shadowlife' pode ser vista como uma porta de entrada temática para todo o álbum - uma elegia não apenas para um ente querido perdido, mas também para a crença cada vez mais frágil de que algo belo pode permanecer intocado pelo tempo. É a constatação de que o amor, a juventude, o verão e o calor não podem ser preservados para sempre. Assim, ficamos suspensos entre a saudade e a aceitação, permanecendo nos espaços liminares do sono, da sombra e da noite."
O guitarrista e vocalista Markus Vanhala acrescentou: "'Shadowlife' abre o próximo capítulo onírico do Insomnium com um certo apelo autoconsciente. Meu objetivo era compor um hit óbvio - talvez até um 'bombástico' - para começar com o pé direito, mas não se preocupem: as faixas menos conhecidas virão depois. O álbum nº 10 é um marco verdadeiramente decisivo para nós, então queríamos honrar nossa história e, ao mesmo tempo, introduzir algumas novas nuances. Vivendo no limite."
A formação atual do Insomnium ainda conta com os guitarristas e vocalistas Ville Friman e Tomy Laisto – que substituiu Jani Liimatainen em 2024, após este desaparecer e cortar contato com o grupo –, além do baterista Markus Hirvonen. Fundada em 1997, a banda se destacou pelo acréscimo de elementos de prog e doom metal à sua proposta principal. A temática lírica aborda temas como escuridão, tristeza, perda, dor e natureza.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Jim Root admite que último álbum do Slipknot não foi bom
Como surgiu a ideia de formar o Heaven & Hell, de acordo com Geezer Butler
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Mötley Crüe realiza trollagem com Extreme em último show de tour conjunta
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
As famosas bandas dos anos oitenta que Joey Ramone colocou no mesmo saco e chamou de "merda"
A melhor introdução de bateria de todos os tempos, segundo Gastão Moreira
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
Hammerfall anuncia turnê latino-americana 2027 e confirma três sideshows do Bangers Open Air
Por que Lobão foi expulso da Blitz às vésperas do estouro, segundo o próprio
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
O período que John Paul Jones considera o pior de toda a história do Led Zeppelin

Insomnium lança música nova e anuncia detalhes do seu próximo álbum de estúdio
América do Sul passa a Suécia em lista de 10 melhores discos do death metal melódico
Dicionário do Metal: cinco bandas com a letra I


