Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
Por João Renato Alves
Postado em 27 de julho de 2026
O baixista Keith Collins, membro fundador do Savatage, foi diagnosticado com demência. Amigos estão se mobilizando para ajudá-lo através da criação de um crowdfunding, que pode ser acessado aqui. Diz o texto introdutório, assinado por Glenn Dillman, seu colega na banda Krunch.
Savatage - Mais Novidades
"Keith Collins tem sido uma figura central na cena musical de Tampa Bay há décadas. Como baixista original do Savatage, fundador da banda Krunch e coapresentador do programa de rádio 'The Pit' na 98rock, Keith ajudou a moldar a ascensão do heavy metal, tanto localmente quanto em nível mundial. Ele também publicou a revista musical The Spike e criou o Tampa Bay Metal Awards, sempre trabalhando para apoiar e promover outros músicos. A paixão e a dedicação de Keith deixaram uma marca duradoura na vida de inúmeras pessoas, inclusive na minha, como um de seus colegas de banda.
Agora, Keith enfrenta um momento difícil. Ele sofre de demência e, devido a circunstâncias de seu passado, não consegue se qualificar para os benefícios da previdência social que poderiam ajudar a lidar com o agravamento de sua condição. Sem renda, Keith precisa de ajuda para cobrir despesas cotidianas e, o mais importante, de assistência jurídica para regularizar sua identidade e, assim, finalmente ter acesso aos benefícios que merece. Esse apoio é fundamental para o seu bem-estar e tranquilidade.
Qualquer ajuda que você puder oferecer fará uma diferença real para Keith neste momento desafiador. Sua generosidade não apenas atenderá às suas necessidades imediatas, mas também ajudará a garantir o seu futuro. Obrigado por apoiar alguém que tanto contribuiu para a comunidade musical e para as pessoas ao seu redor."
Keith gravou os dois primeiros álbuns do Savatage, "Sirens" (1983) e "Power of the Night" (1985). Também aparece nos EPs "City Beneath the Surface" (1983) e "The Dungeons Are Calling" (1984) – o primeiro lançado no período em que a banda ainda se chamava Avatar. Seu substituto foi Johnny Lee Middleton, até hoje com o grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Foi um erro", diz Scott Ian (Anthrax) sobre demissão de Joey Belladonna nos anos 1990
Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
Ritchie Blackmore detalha como combinou seu emocionante reencontro com o Deep Purple
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
O guitarrista que James Brown dizia conseguir tocar absolutamente qualquer coisa
O grande cantor de quem Phil Collins era fã, mas cujas atitudes o incomodavam
O baterista que David Gilmour chamou de melhor do mundo após conseguir tocar com ele
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Lançado no Brasil "Tornado Of Souls", último volume da trilogia de Martin Popoff sobre o thrash me



Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage
Guitarrista do Savatage e ex-Megadeth foi sondado por Ozzy para substituir Jake E. Lee


