A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
Por Bruce William
Postado em 24 de julho de 2026
"Stairway to Heaven" é tratada por muita gente como a obra definitiva do Led Zeppelin, mas Robert Plant nunca demonstrou o mesmo entusiasmo. Com o passar dos anos, o vocalista se afastou cada vez mais da letra que escreveu aos 23 anos e passou a enxergar a canção com certo constrangimento.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Em entrevista concedida à revista Q em 1988, Plant admitiu que compreendia perfeitamente quem não suportava a faixa. "Se você odiava completamente 'Stairway to Heaven', ninguém poderia culpá-lo, porque ela era muito pomposa", declarou.
O problema não estava exatamente na composição instrumental. Plant sempre reconheceu o trabalho de Jimmy Page e a forma como a música cresce aos poucos, passando do violão inicial ao solo que se tornou um dos mais famosos do rock. Seu incômodo maior era com as imagens místicas e abstratas da letra.
"Hoje, liricamente, não consigo me relacionar com ela, porque foi há muito tempo. Eu não teria nenhuma intenção de voltar a escrever daquela maneira abstrata", afirmou, conforme a Far Out. Em outra ocasião, Plant explicou que a música pertencia a uma fase muito específica de sua juventude e refletia a cabeça de um rapaz de 23 anos.
A rejeição chegou a um ponto curioso em 2002. Segundo relato recuperado pelo Far Out, Plant ouviu uma campanha da rádio comunitária KBOO, dos Estados Unidos, que prometia nunca mais tocar "Stairway to Heaven" caso os ouvintes fizessem doações. O cantor telefonou e contribuiu com 10 mil dólares.
Apesar do desconforto do próprio autor, a canção continua sendo o maior cartão de visitas do Led Zeppelin. Nunca lançada oficialmente como single, "Stairway to Heaven" vendeu mais de um milhão de cópias e permanece como a faixa mais ouvida da banda nas plataformas digitais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
O álbum de metal sem a qual o Nirvana não existiria, de acordo com Krist Novoselic
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple


A música do Led Zeppelin que Robert Plant tentou banir por achar "pomposa"
A banda clássica que Robert Plant queria imitar antes do Led Zeppelin
O dia em que Robert Plant desembolsou R$ 50 mil por causa de "Stairway to Heaven"
Os 10 maiores álbuns de heavy metal da história, segundo Ozzy Osbourne
A opinião bastante negativa de Angus Young do AC/DC sobre o Led Zeppelin
David Bowie receberá álbum de gravações inéditas com participação de Jimmy Page
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A música do Led Zeppelin que Jimmy Page se recusou a tocar ao vivo
Jimmy Page relembra como era Keith Richards tocando para valer no estúdio
A influente banda de Metal que poderia ser o novo Led Zeppelin, segundo Dave Mustaine


