O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de agosto de 2026
Quando se fala em Black Sabbath, é quase automático lembrar de Ozzy Osbourne, vocalista original do lendário grupo de heavy metal. A associação faz bastante sentido, uma vez que o cantor registrou boa parte dos clássicos da banda, como "Paranoid", "Iron Man", "War Pigs", "N.I.B" e "Changes".
Black Sabbath - Mais Novidades
Ozzy fez parte do Black Sabbath por um longo período de tempo. No entanto, a lista de cantores que passou pelo grupo é longa. Entre os nomes presentes nessa relação está Tony Martin.
Ao longo de suas duas passagens pelo Sabbath, Martin gravou cinco discos de estúdio. Esse número o credencia como o segundo vocalista que mais participou de álbuns do grupo liderado pelo guitarrista Tony Iommi, sendo Ozzy o primeiro.
Apesar de ter desempenhado um bom trabalho à frente do Sabbath, Martin não alcançou o mesmo reconhecimento obtido por seus antecessores. Sua contribuição costuma ficar em segundo plano quando a história da banda é contada, algo que também acaba ofuscando os trabalhos gravados pelo frontman.
Um desses trabalhos é "Tyr" (1990), que tem como admirador Bruno Sutter, vocalista da banda Massacration. No dia 20 de agosto, quando o álbum, décimo quinto da discografia do Black Sabbath, completou 36 anos, Tony Iommi compartilhou uma foto da formação que gravou a obra. O humorista comentou a publicação com as seguintes palavras: "Maravilhoso esse disco".
Outros internautas demonstraram apreço por "Tyr". É o caso de Jader Rocha, narrador dos canais Sportv. "Disco espetacular! Entre os meus favoritos da banda!", comentou o jornalista.
Além de "Tyr", Tony gravou "The Eternal Idol" (1987), "Headless Cross" (1989), "Cross Purposes" (1994) e "Forbidden" (1995). Todos encontram-se disponíveis no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A formação do Black Sabbath que não funcionou, na opinião de Geezer Butler
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
O disco do Iron Maiden com Blaze Bayley que a Metal Hammer considera "metade de um clássico"
King Diamond sobe ao palco com o My Chemical Romance
O disco do Slayer que é uma "resposta" ao pop punk feito por Green Day e Offspring
65 grandes músicas gravadas por Dave Mustaine, que completa 65 anos neste domingo
Regis Tadeu elege melhores e piores shows do primeiro fim de semana do Rock in Rio 2026
Os guitarristas que provocaram a primeira "explosão nuclear" musical na cabeça de Jeff Beck
Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
O ajuste que Bruno Sutter sugere para a voz de Bruce Dickinson no Iron Maiden
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Quando The Edge pensou em abandonar o U2 por causa dos egos inflamados

Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Tony Iommi tinha dúvidas quanto à participação do Black Sabbath no "Back to the Beginning"
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Por que o Scorpions não tocou na despedida do Black Sabbath, segundo Klaus Meine
Modelo da capa do primeiro álbum do Black Sabbath lança ópera-rock
Ozzy Osbourne em sua primeira internação em uma clínica de reabilitação: "Onde fica o bar?"
O disco do Black Sabbath que mudou a vida de Tom Warrior, do Celtic Frost: "Era como uma droga"
A música mais pesada que Slash ouviu, e que Bruce Dickinson se envergonha de ter gravado
Roadrunner: os 50 melhores frontmen de todos os tempos


