Tocar em lugares "horríveis" no início da carreira foi bom para o Sabbath, segundo Geezer Butler
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de agosto de 2026
Uma banda não nasce grande, tampouco fica gigante da noite para o dia. Essa máxima se aplica até mesmo para titãs da música, como o Black Sabbath, grupo inglês que é credenciado como o criador do heavy metal.
Antes de se tornar referência do metal, o Black Sabbath (anteriormente chamado Earth) ainda buscava espaço na cena de Birmingham, cidade onde foi formado. O grupo até chegou a conseguir fazer algumas apresentações por lá, mas não demorou a ter que explorar seus horizontes.
Black Sabbath - Mais Novidades
Em uma entrevista concedida à Metal Hammer em 2019, Geezer Butler relembrou o início da caminhada do Black Sabbath. De acordo com seu relato, o quarteto teve que sair de Birmingham, uma vez que o interesse do público diminuiu consideravelmente.
Butler contou que a banda rumou para dois países da Europa para tocar em lugares de dimensões reduzidas, para plateias modestas. Apesar do quadro teoricamente desfavorável, o músico enxerga a experiência com bons olhos.
"Quando éramos o Earth, éramos uma banda de blues (...), tocávamos em qualquer clube de blues que conseguíssemos encontrar. Quando começamos o Sabbath, o público adorou."
"Na época, todo mundo curtia Motown e soul; era só isso que queriam ouvir por Birmingham, então havia literalmente dois clubes onde a gente podia tocar, e as pessoas ficaram de saco cheio de nos ver toda semana, então tivemos que ir para a Alemanha e a Suíça para conseguir residências… lugares minúsculos e horríveis, onde ninguém aparecia. Foi bom para nós."
Com o passar dos anos, o Black Sabbath passou a fazer shows em lugares maiores e se firmou como uma lenda do metal. Mas, para conseguir alcançar tal status, teve que lutar muito.
A trajetória do Black Sabbath foi encerrada em 5 de julho de 2025, quando o grupo realizou seu último concerto. Ozzy Osbourne, vocalista original do quarteto, faleceu 17 dias depois.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
A música do Rush que Neil Peart considerava um passo importante na história da banda
After Forever acrescenta Brasília à turnê comemorativa de 25 anos de "Decipher"
A canção de metal que é a "melhor música do mundo" de acordo com Jack Black
Tarja anuncia show da "Frisson Live 2027" em Brasília
Bruce Dickinson lança videoclipe para "Change of Heart" gravado em São Paulo
São Paulo sedia a primeira corrida oficial do Iron Maiden no mundo
Com cover do Sepultura, Angelus Apatrida anuncia EP "The Reckoning"
Foo Fighters abrirá show do AC/DC logo após o Rock in Rio
Os cinco maiores guitarristas da história, segundo Andreas Kisser
Como Roger Taylor ajudou a impedir Taylor Hawkins de virar membro do Guns N' Roses
Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
Para Kerry King, "Black Album" é a maior conquista do Metallica
Após 40 anos, apareceu quem colocou o Rush na abertura do MacGyver no Brasil
O dia que George Harrison fez música para o piloto Emerson Fittipaldi: "Bora tomar 20 caipirinhas"

Revelada a causa da morte de Ozzy Osbourne
Tocar em lugares "horríveis" no início da carreira foi bom para o Sabbath, segundo Geezer Butler
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
O dia que Geezer Butler chapou de LSD e achou que seria estrangulado por flores
10 rockstars que fizeram mais sucesso depois de serem demitidos da banda, segundo a Loudwire
O guitarrista que Tony Iommi considera "incopiável"; "diferente e único"
O álbum de 1973 que Brian May nunca conseguiu ouvir sem frustração
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Ronnie James Dio: a real opinião dele sobre Ozzy Osbourne, resumida em entrevistas
Rob Halford: qual a canção mais demoníaca que existe no metal?


