Rob Halford explica o que o fez regravar vocais de ao vivo do Judas Priest em estúdio
Por João Renato Alves
Postado em 17 de setembro de 2026
Primeiro trabalho ao vivo do Judas Priest, "Unleashed in the East" (1979) foi registrado durante dois shows em Tóquio, Japão – e corrigido em estúdio, posteriormente. Rob Halford não tem qualquer problema em admitir isso, entendendo ter sido necessário. O Metal God falou ao Brave Words sobre o tema.
Judas Priest - Mais Novidades
"Costumo acreditar que grandes marcos na música geralmente surgem perto do início de cada década, e esse foi certamente o caso de 'Unleashed in the East'. Olhando para trás, em 1980 houve uma explosão; o alcance global do metal decolou de forma gigantesca a partir daquele ano. Então, talvez aquela gravação ao vivo do Priest no Japão tenha servido como um catalisador ou um marco de referência para muita gente. Uma coisa é ouvir uma banda vinda de uma gravação de estúdio, mas a essência da maior parte do material é genuinamente ao vivo. Só quero esclarecer essa história porque isso é importante para mim."
O vocalista reconheceu não ter tido uma performance digna de sua capacidade nos shows, o que o fez optar por refazer tudo em estúdio. "Fomos pegos de surpresa pela gravadora, que nos abordou dizendo que iria gravar o show; então, não estávamos realmente preparados. Eu estava sofrendo horrores com o 'jet lag' (nota da redação: distúrbio temporário do ritmo circadiano que acontece quando você viaja rapidamente de avião e cruza três ou mais fusos horários) e tentava ficar acordado o dia todo para me apresentar à noite. Por causa disso, minha voz ficou realmente muito desgastada.
Então, avançando no tempo para quando estávamos no estúdio da casa do Ringo (Starr, baterista dos Beatles), disse ao Tom Allom que cantaria o show inteiro, sem pausas. Por isso, queria deixar claro que minha performance vocal é a mais 'ao vivo' possível - no sentido de que não houve absolutamente nenhuma regravação de trechos nem correções posteriores. A diferença é que foi em outro país (risos). A banda estava no Japão enquanto eu estava na Inglaterra. Agora que tirei isso do peito, me sinto melhor (risos). Foi um momento muito poderoso e importante para o Priest e para o metal... não há dúvida sobre isso."
"Unleashed in the East" marcou o início da parceria com o produtor Tom Allom, responsável por assinar vários dos discos mais bem-sucedidos do grupo posteriormente. Foi o último trabalho da banda a contar com o baterista Les Binks.
Treze das quinze músicas tocadas nos shows foram gravadas e publicadas em diferentes edições com o passar dos anos. "White Heat, Red Hot" e "Take On The World" foram executadas, mas não registradas. O álbum chegou ao 10º lugar na parada britânica. Nos Estados Unidos, ganhou disco de platina, por mais de um milhão de cópias vendidas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando Brian May mandou uma mensagem para o Metallica; "Isso aquece meu coração"
Charlie Benante explica o que o tirou dos shows recentes do Anthrax
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
Aerosmith anuncia dois shows em Hollywood com uma série de convidados
A banda que a polícia chamava de "inimiga número um da família brasileira"
O melhor disco da história do thrash metal, segundo a Kerrang!
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Quando Keith Richards se apaixonou por uma música - e pela vocalista que a cantava
O significado de "Don't Look Back in Anger", segundo Noel Gallagher
Iron Maiden e Megadeth juntos na América do Sul? Eis o que Dave Mustaine diz
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
Trivium anuncia novo álbum de estúdio, "Crown in the Grave"
Paul McCartney diz que John Lennon podia ser "um completo idiota" em algumas coisas


Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
"Living after Midnight" do Judas Priest, um hino aos estilos de vida alternativos
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O disco de Bryan Adams que é um dos favoritos de Richie Faulkner, guitarrista do Judas Priest
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Judas Priest
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas
Rob Halford escolhe a melhor música do Judas Priest, "foi um grande momento para nós"


