O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de setembro de 2026
A formação clássica do Black Sabbath é responsável por grandes clássicos do heavy metal, incluindo o debut homônimo, que é considerado o "marco zero" do estilo. Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) gravaram sete álbuns além do disco de estreia, sendo o último deles "Never Say Die!" (1978).
Black Sabbath - Mais Novidades
Sucessor de "Technical Ecstasy" (1976), "Never Say Die!", a exemplo de seu antecessor, figura entre os trabalhos menos celebrados do Black Sabbath. No entanto, o disco tem seus admiradores. Entre eles está Shane Embury, baixista da banda Napalm Death.
Em uma entrevista à revista The Quietus, Shane incluiu "Never Say Die!" como um de seus discos preferidos. Ao justificar sua escolha, destacou a musicalidade ampla apresentada ao longo do registro.
"O que acho interessante nesse disco é que é bem diverso, mas ainda assim tem ótimas faixas. Músicas como 'Johnny Blade' e 'Junior's Eyes' têm muita emoção. Não sei a história por trás da gravação, mas a emoção é algo muito importante para mim quando estou tentando fazer música, quando estou tentando transmitir certos sentimentos. Gosto do fato de ser um disco bem eclético, e isso definitivamente me marcou."
Na sequência, Shane disse entender por quais razões "Never Say Die!" não é tão valorizado. Ele também afirmou que o Napalm Death tem discos que possuem um status parecido.
"Eu consigo meio que entender por que [o álbum é subestimado], especialmente por ter estado na Napalm por tantos anos. Lançamos 16 álbuns e passamos por aquele período em meados dos anos 90 em que as pessoas diziam: 'O que diabos está acontecendo?'. Estávamos apenas seguindo nossos corações, fazendo o que queríamos, e alguns desses discos hoje são até reverenciados."
"Never Say Die!" encerra a primeira passagem de Ozzy pelo Sabbath. O cantor foi demitido em 1979 e, posteriormente, iniciou sua carreira solo. Ronnie James Dio foi escolhido como seu substituto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
Amigo revela que Mike Love (Beach Boys) enfrenta sérios problemas de saúde
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo
O clássico de Chuck Berry que Marc Bolan usou para criar um hino do glam rock
"Lucifer III" ganha nova vida em edição brasileira em vinil

O pior álbum lançado pelo Black Sabbath, e que acabou com o casamento de Tony Iommi

Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
Quando os Ramones abriram para o Black Sabbath, e Marky notou que eles eram mais completos
O clássico imortal do Heavy Metal que quase foi descartado por ser "muito pop"


