A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
Por Bruce William
Postado em 26 de outubro de 2026
Quando se fala em Black Sabbath, a primeira imagem que costuma surgir é a de Tony Iommi criando riffs pesados e ameaçadores, acompanhados pela voz de Ozzy Osbourne. Mas o guitarrista também tinha um lado bastante delicado, revelado em algumas composições instrumentais. Uma delas acabou fazendo parte de um dos momentos mais importantes de sua vida pessoal: seu primeiro casamento, realizado em novembro de 1973, com John Bonham, do Led Zeppelin, como padrinho.
Black Sabbath - Mais Novidades
A música escolhida foi "Fluff", incluída no álbum "Sabbath Bloody Sabbath", lançado naquele mesmo ano. Com violões, piano e uma atmosfera tranquila, a instrumental representava uma pausa entre as composições pesadas do disco. Iommi resolveu utilizá-la para acompanhar a entrada de sua noiva, Susan Snowdon, na igreja. Considerando o comportamento dos convidados, talvez tenha sido o momento mais tranquilo da cerimônia.
Bonham, que conhecia Iommi desde os tempos em que ambos circulavam pelas bandas de Birmingham, havia organizado uma despedida de solteiro bastante movimentada. Em entrevista à Classic Rock, em 2014, o guitarrista contou que os dois terminaram a noite anterior ao casamento num clube, onde o baterista pediu nada menos que doze garrafas de champanhe. "Achei que ele fosse oferecer bebida para todo mundo, mas se virou para mim e disse: 'Pode beber, são suas'. Respondi: 'Se eu beber tudo isso, não vou conseguir me casar!'"
Bonham resolveu então beber uma taça de cada garrafa e, meia hora depois, estava completamente bêbado. Iommi conseguiu levá-lo para casa, mas ficou convencido de que seu padrinho não apareceria no dia seguinte. Para sua surpresa, o baterista chegou vestido a caráter, com cartola e fraque. E trouxe consigo uma oferta pouco apropriada para uma cerimônia religiosa: cocaína.
"O constrangedor foi dentro da igreja. A família da minha mulher era bastante refinada, enquanto do meu lado estavam os integrantes da banda e outros músicos. Todos ficavam saindo da igreja, três ou quatro de cada vez. Minha sogra perguntou: 'O que há de errado com seus amigos, que ficam entrando e saindo o tempo todo?'. Eles estavam atrás da igreja usando cocaína", recordou Iommi. Apesar da movimentação, o casamento aconteceu normalmente.
A história de "Fluff", entretanto, não começa com o casamento. A composição recebeu esse nome em homenagem a Alan "Fluff" Freeman, famoso radialista da BBC que ajudou a divulgar o Black Sabbath numa época em que a banda encontrava resistência nas emissoras britânicas. Quando Freeman morreu, em 2006, Geezer Butler recordou sua importância, conforme o Black Sabbath Online: "Alan Freeman, o DJ que tocou 'Paranoid' até ela se tornar um sucesso, morreu. A música 'Fluff', de 'Sabbath Bloody Sabbath', foi dedicada a ele, porque Fluff era seu apelido". O radialista também utilizava outra instrumental do grupo, "Laguna Sunrise", como música de abertura de seu programa.
A preferência de Iommi por essas composições ajudava a mostrar uma faceta musical que nem sempre recebia atenção dos ouvintes mais interessados nos riffs pesados. "Fluff" acabou se tornando uma espécie de homenagem dupla: primeiro ao radialista que apoiou o Black Sabbath, depois à mulher com quem o guitarrista decidiu se casar. O casamento não durou muitos anos, mas a música permaneceu no repertório da banda e ganhou uma história que dificilmente alguém imaginaria ao ouvir seus acordes tranquilos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
Angra reúne Kiko, Falaschi e Akira Takasaki, do Loudness, em apresentação de "Burn", do Purple
A última grande música de rock antes de o McDonald's perder as cores, segundo Rick Beato
A banda de metal que Gene Simmons dizia que iria tomar o lugar do Kiss
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
A música que Jon Bon Jovi nunca cantaria, segundo Desmond Child

A delicada música do Black Sabbath que Tony Iommi escolheu para seu casamento
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
Para Tony Iommi, tocar guitarra é uma necessidade; "É como comer"
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Fotos de Infância: Ozzy Osbourne
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"


