A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de julho de 2026
O rock progressivo nasceu oficialmente no fim dos anos 1960, tendo o Reino Unido como seu principal berço. Bandas como King Crimson, Yes, Genesis, Jethro Tull, Pink Floyd e Gentle Giant ajudaram a definir um estilo que misturava rock, música clássica, jazz, folk e experimentação, influenciando músicos em praticamente todos os continentes.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Com o passar das décadas, o gênero deixou de ser uma exclusividade britânica e ganhou representantes importantes em diversos países. Pensando nisso, o portal Loudwire elaborou uma lista elegendo a principal banda de rock progressivo de 25 nações diferentes, incluindo nomes consagrados e grupos pouco conhecidos do grande público, mas altamente respeitados entre os fãs do estilo.
Sobre a proposta da seleção, o veículo explica: "O estilo se espalhou muito além desses territórios ao longo dos últimos 55 anos, a ponto de praticamente qualquer país que você imaginar possuir alguma cena de rock progressivo, por menor que seja". A publicação acrescenta que o objetivo foi "dar o devido reconhecimento a essas bandas, enquanto continua celebrando as lendas que criaram a cena".
Entre os países mais tradicionais do gênero, poucas escolhas surpreendem. A Inglaterra ficou com o Yes, apontado pela Loudwire como o nome que melhor representa o progressivo. "Se fosse preciso definir rock progressivo em uma palavra, essa palavra seria Yes", afirma o texto. Já o Canadá foi representado pelo Rush, enquanto a Itália ficou com a Premiata Forneria Marconi (PFM), a França com o Magma e a Alemanha com o Eloy.
A lista também abre espaço para bandas de países menos associados ao prog. O Brasil aparece representado pelo Cartoon, grupo mineiro que mistura rock progressivo, Tropicalismo e muito humor. A Loudwire descreve o som da banda como uma combinação do período Flo & Eddie de Frank Zappa com mudanças imprevisíveis de andamento e momentos mais delicados, ressaltando que apenas o álbum "Unbeatable" foge um pouco do alto nível do restante da discografia.
Outro destaque é a presença de artistas de regiões pouco lembradas quando o assunto é rock progressivo. China (Omnipotent Youth Society), Gana (Osibisa), Guatemala (Alux Nahual), El Salvador (Ovni), Colômbia (Singlelito), Coreia do Sul (Superstring), Rússia (Little Tragedies) e Grécia (Verbal Delirium) mostram como o gênero encontrou diferentes formas de se desenvolver ao redor do planeta.
Ao justificar a seleção, a Loudwire admite que algumas escolhas poderiam gerar debate. No caso da Espanha, por exemplo, reconhece que Iceberg, Amoeba Split e Kotebel também seriam fortes candidatos, mas conclui que "a mistura inovadora de progressivo com flamenco do Triana é irresistível". Já na Noruega, o portal afirma, sem economizar elogios, que o Gazpacho cria "experiências transcendentes profundamente emocionantes e sofisticadas" a cada novo álbum.
Confira a lista completa:
Estados Unidos - Spock's Beard
Espanha - Triana
França - Magma
Gana - Osibisa
México - Cast
China - Omnipotent Youth Society
Itália - Premiata Forneria Marconi (PFM)
Suécia - The Flower Kings
Noruega - Gazpacho
Holanda - Ayreon
Austrália - King Gizzard & The Lizard Wizard
Argentina - Nexus
Canadá - Rush
Japão - Koenji Hyakkei
Alemanha - Eloy
Brasil - Cartoon
Grécia - Verbal Delirium
Guatemala - Alux Nahual
Rússia - Little Tragedies
Colômbia - Singlelito
Polônia - Riverside
Bélgica - Univers Zero
El Salvador - Ovni
Coreia do Sul - Superstring
Inglaterra - Yes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
O gênero musical que Roger Daltrey sempre detestou: "Isso não é música"
O melhor disco do Scorpions, segundo o guitarrista Rudolf Schenker
Nine Red Moons reúne músicos de Sepultura e Viper em "Archetypes"
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
Os 10 melhores discos do metal alemão, de acordo com a Metal Hammer
A resposta de Slash aos vendedores de guitarra que odeiam "Sweet Child O' Mine"

11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo

De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
O disco "perfeito" que é o melhor do Morbid Angel, segundo a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1989, segundo a Louder
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
As 50 melhores músicas do Slipknot, segundo os leitores da Metal Hammer
As 20 melhores músicas do Avenged Sevenfold, segundo a Metal Hammer
Heavy Metal: as 10 introduções mais matadoras do estilo
Oh, não!: clássicos do Rock Heavy Metal e que foram "estragados" pelo tempo


