A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Por Gustavo Maiato
Postado em 08 de julho de 2026
O rock progressivo nasceu oficialmente no fim dos anos 1960, tendo o Reino Unido como seu principal berço. Bandas como King Crimson, Yes, Genesis, Jethro Tull, Pink Floyd e Gentle Giant ajudaram a definir um estilo que misturava rock, música clássica, jazz, folk e experimentação, influenciando músicos em praticamente todos os continentes.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Com o passar das décadas, o gênero deixou de ser uma exclusividade britânica e ganhou representantes importantes em diversos países. Pensando nisso, o portal Loudwire elaborou uma lista elegendo a principal banda de rock progressivo de 25 nações diferentes, incluindo nomes consagrados e grupos pouco conhecidos do grande público, mas altamente respeitados entre os fãs do estilo.
Sobre a proposta da seleção, o veículo explica: "O estilo se espalhou muito além desses territórios ao longo dos últimos 55 anos, a ponto de praticamente qualquer país que você imaginar possuir alguma cena de rock progressivo, por menor que seja". A publicação acrescenta que o objetivo foi "dar o devido reconhecimento a essas bandas, enquanto continua celebrando as lendas que criaram a cena".
Entre os países mais tradicionais do gênero, poucas escolhas surpreendem. A Inglaterra ficou com o Yes, apontado pela Loudwire como o nome que melhor representa o progressivo. "Se fosse preciso definir rock progressivo em uma palavra, essa palavra seria Yes", afirma o texto. Já o Canadá foi representado pelo Rush, enquanto a Itália ficou com a Premiata Forneria Marconi (PFM), a França com o Magma e a Alemanha com o Eloy.
A lista também abre espaço para bandas de países menos associados ao prog. O Brasil aparece representado pelo Cartoon, grupo mineiro que mistura rock progressivo, Tropicalismo e muito humor. A Loudwire descreve o som da banda como uma combinação do período Flo & Eddie de Frank Zappa com mudanças imprevisíveis de andamento e momentos mais delicados, ressaltando que apenas o álbum "Unbeatable" foge um pouco do alto nível do restante da discografia.
Outro destaque é a presença de artistas de regiões pouco lembradas quando o assunto é rock progressivo. China (Omnipotent Youth Society), Gana (Osibisa), Guatemala (Alux Nahual), El Salvador (Ovni), Colômbia (Singlelito), Coreia do Sul (Superstring), Rússia (Little Tragedies) e Grécia (Verbal Delirium) mostram como o gênero encontrou diferentes formas de se desenvolver ao redor do planeta.
Ao justificar a seleção, a Loudwire admite que algumas escolhas poderiam gerar debate. No caso da Espanha, por exemplo, reconhece que Iceberg, Amoeba Split e Kotebel também seriam fortes candidatos, mas conclui que "a mistura inovadora de progressivo com flamenco do Triana é irresistível". Já na Noruega, o portal afirma, sem economizar elogios, que o Gazpacho cria "experiências transcendentes profundamente emocionantes e sofisticadas" a cada novo álbum.
Confira a lista completa:
Estados Unidos - Spock's Beard
Espanha - Triana
França - Magma
Gana - Osibisa
México - Cast
China - Omnipotent Youth Society
Itália - Premiata Forneria Marconi (PFM)
Suécia - The Flower Kings
Noruega - Gazpacho
Holanda - Ayreon
Austrália - King Gizzard & The Lizard Wizard
Argentina - Nexus
Canadá - Rush
Japão - Koenji Hyakkei
Alemanha - Eloy
Brasil - Cartoon
Grécia - Verbal Delirium
Guatemala - Alux Nahual
Rússia - Little Tragedies
Colômbia - Singlelito
Polônia - Riverside
Bélgica - Univers Zero
El Salvador - Ovni
Coreia do Sul - Superstring
Inglaterra - Yes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
Iron Maiden adia pausa e estende turnê "Run for Your Lives" até 2027
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
O desrespeito que fez Bruce Dickinson cantar show recente do Iron Maiden do backstage
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
A única característica que Dave Mustaine não suportava em Cliff Burton
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Smashing Pumpkins lança "Black Stars", primeira parceria com Butch Vig em 33 anos
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
Roger Taylor (Queen) admite que não conversa mais com John Deacon
"Yesterdays" do Guns N' Roses e a compreensão do significado do passado

11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
De Trivium a Ozzy Osbourne, 150 músicas lançadas nos anos 2020 que merecem sua atenção
10 grandes discos póstumos que se tornaram parte importante da história do rock
Três hits muito diferentes do catálogo das bandas que os gravaram
O disco que Ian Hill considera o melhor do Judas Priest (não é "Painkiller")
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
"Não dá para fazer uma lista de músicas do Judas Priest sem incluir 'Painkiller'", diz Ian Hill
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Metal Cristão: As 10 melhores bandas, segundo a Hardwired


