Trilha Sonora da Minha Vida: Entrevista com Flaviano André (FLA MINGO)
Por André Garcia
Postado em 25 de março de 2023
Essa entrevista foi baseada na série Soundtrack of my Life, feita pela NME entre 2016 e 2017, com nomes como Ringo Starr, Ozzy Osbourne e Alice Cooper.
Aqui em minha versão brasileira, dessa vez a trilha sonora é a da vida de Flaviano André, que incorpora um alter-ego glam punk em seu projeto solo FLA MINGO. O paraibano canta letras irreverentes com seu vocal performático, bem livre-leve- e-solto, com os falsetes de Justin Hawkins e o glamour da fase mais afrontosa de Ney Matogrosso e David Bowie. Por esbanjar bowieolagem, é contraindicado para homofóbicos e caretas em geral, mas é recomendado a quem curte The Rocky Horror Picture Show.
Música que te faz chorar
Atmosphere - Joy Division
Essa música me toca profundamente. Sempre que ouço, sou transportado para outros lugares. Ora em momentos bons, ora ruins, cria- se cenários reais e situações que evocam recordações. Eu me pego andando por ruas solitárias e lugares de natureza pacífica. Assim era na época do Walkman/Discman, décadas atrás, e assim ainda é nos dias atuais. Já de cara as melodias do synth com o baixo e a bateria são de arrepiar. Quando Ian Curtis canta, toca direto na alma, no coração, nos sentimentos.
A última música que grudou na sua cabeça
Quinze Anos - Ira!
O Ira! é incrivelmente maravilhoso e atemporal — o "Vivendo e Não Aprendendo" (1986) é repleto de clássicos. Mas recentemente é "Quinze Anos" que tem grudado na minha cabeça. Eu me pego cantarolando pela casa, pelas ruas... até aprendi no violão!
Música que te lembra dias de fossa
I Won't Share You - The Smiths
O amor é uma incógnita em minha vida; e os Smiths, na década de 90, foram a trilha sonora perfeita. Tudo se encaixava — solidão e amor. A música "I won't Share You" (do "Strangeways, Here We Come") me faz lembrar de dias sozinho no quarto, chorando por amores encontrados e perdidos.
O primeiro show que você foi
Uni Duni Tê - Trem da Alegria
Siiim! Ainda criança, nos anos 80, meu primeiro show foi da trupe Trem da Alegria, na minha cidade natal, João Pessoa/PB. Eu jamais esquecerei aquele momento!
Música que você quer que toque no seu velório
Last Beat of my Heart - Siouxsie & The Banshees
Poderia ser vários outros artistas, mas esta música em especial, do "Peepshow", do Siouxsie & The Banshees, é simplesmente matadora! A Siouxsie canta esplendorosa: transcende entre melodias angelicais e arranjos de cordas celestiais.
Música que te faz dançar
Legal Tender - The B-52's
Não me convide para uma festa que não toque "Legal Tender"! Até hoje em dia eu ainda amo dançar com o B-52's! Tudo fica mais festivo, alegre... a vida parece mais significativa quando estou com amigos por perto.
A música que te fez aprender a tocar
He Thought of Cars - Blur
Foi o álbum "The Great Escape" do Blur, que me manteve trancado no quarto da casa dos meus pais, em João Pessoa, por uma semana. Foi ele o que me fez desenvolver a prática do violão. O encarte do CD vinha com as letras cifradas — o que me serviu como um desafio para tocá-las. Além disso... era o Blur! Eu queria impressionar. "He Thought of Cars" foi a primeira música que eu aprendi: acordes básicos, violão claro e guitarras belíssimas. Foi um ótimo aprendizado.
Música favorita que você descobriu/redescobriu na pandemia
Sit down - James
Linda! Linda! Linda! Atemporal! Realmente, "Sit down" é uma canção pop perfeita. Deliciosa como os melhores vinhos. É uma das minhas músicas favoritas, e durante a pandemia me fez dançar, cantar e voltar a sonhar. James Brown é FODA!
Música que mudou sua vida
So Young - Suede
Realmente, tem tantas outras músicas de outras bandas que mudaram a minha vida que eu poderia citar dezenas. No entanto, destaco "So Young", do Suede, já que foi uma banda divisora de águas, nos anos 90. Eu vivi os anos 90 com a cabeça nos anos 80, ouvindo coisas como The Smiths, The Cure, New Order, Bauhaus, Depeche Mode... mas o Suede chegou com "So Young" como uma voadora sonora nos meus peitos — me fez gritar, vibrar, questionar e suspirar. Ali eu já sabia que havia algo de novo no ar, e que o rock sempre renasce e nos presenteia com preciosidades.
[an error occurred while processing this directive]A música que você menos gosta de sua banda preferida
Sweet and Tender Hooligan - The Smiths
Olha, é bem complicado para um fã dos Smiths responder isso, mas eu praticamente não escuto "Sweet and Tender Hooligan". Sim, as guitarras do Johnny Marr são incríveis, têm punch beirando o hard rock... mas pra mim é um b-side feito pra preencher linguiça, fugindo das linhas melódicas tradicionais da banda.
Trilha Sonora da Minha Vida
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps