Cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de janeiro de 2023
Embora não seja o estilo musical mais popular de todos os tempos, o heavy metal possui as suas estrelas. Algumas dessas estrelas já alcançaram o sucesso em suas primeiras (e únicas) bandas, casos de James Hetfield, Lars Ulrich, Steve Harris, Rob Halford, Ozzy Osbourne e Tony Iommi.
Do outro lado da moeda, estão músicos que começaram suas trajetórias em grupos de menor expressão e posteriormente, foram para grandes representantes da música pesada. A matéria a seguir, elaborada por Mateus Ribeiro, aborda algumas dessas bandas, que não são tão famosas, mas revelaram ao mundo nomes importantes da cena metálica.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Aperte o play e confira a seguir cinco bandas menos conhecidas que revelaram grandes nomes do metal.
Flotsam And Jetsam
Oriundo de Phoenix, no Arizona (EUA), o grupo de thrash metal Flotsam And Jetsam iniciou suas atividades nos anos 1980 e contou com os serviços do baixista Jason Newsted. Como você deve saber, em 1986, Jason foi recrutado pelo Metallica, para ser o substituto de Cliff Burton.
Jason permaneceu no Metallica até 2001 e após anunciar sua saída, tocou alguns projetos e chegou até mesmo a tocar na banda de Ozzy Osbourne. Já o Flotsam And Jetsam continua na ativa e seu álbum mais recente é "Blood In The Water", lançado em 2021.
Forbidden
A Califórnia foi o berço de muitas bandas de thrash metal nos anos 1980. Uma dessas bandas atende pelo nome de Forbidden e seu primeiro baterista foi Paul Bostaph, que em 1992, passou a integrar o Slayer.
Bostaph, que também tocou com Testament e Exodus, teve duas passagens pelo Slayer, sendo que a segunda foi encerrada em 2019, quando o quarteto liderado por Kerry King encerrou suas atividades. O Forbidden está inativo há dez anos e o último trabalho do grupo é "Omega Wave", de 2010.
Pink Cream 69
Sabe aquele rapaz chamado Andi Deris, que no início dos anos 1990 se tornou vocalista do Helloween? Pois bem, ele fez parte da banda alemã de hard rock Pink Cream 69 de 1987 até 1993, período em que gravou três discos de estúdio.
Andi continua no Helloween até hoje e o trabalho mais recente do Pink Cream 69 é "Headstrong", lançado em 2017.
Trust
A veterana banda francesa Trust pode não ser muito famosa, porém, o grupo "cedeu" os bateristas Clive Burr e Nicko McBrain ao Iron Maiden. Clive, que tocou nos três primeiros discos do Maiden, faleceu em 2013, enquanto Nicko continua tocando no sexteto inglês capitaneado por Steve Harris até hoje.
O Trust continua em atividade e lançou o álbum "Propaganda" em setembro de 2022.
Outra curiosidade envolvendo o Trust é que o grupo é o autor da música "Antisocial", regravada pelo Anthrax.
Vio-Lence
Para finalizar, mais um nome do thrash californiano. O Vio-Lence não figura, nem de longe, entre os maiores nomes do estilo, mas o quinteto contou por cinco anos com os serviços de um jovem guitarrista chamado Robb Flynn.
Em 1992, Flynn montou o Machine Head, grupo que lançou um dos melhores discos de 2022, o excelente "Of Kingdom And Crown". Quanto ao Vio-Lence, o grupo já encerrou e retomou as atividades algumas vezes. O último trabalho do grupo é o EP "Let The World Burn", de 2022.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps