Black Sabbath: As 20 maiores músicas - ranqueadas (pela Kerrang!)
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 11 de julho de 2022
Em 07/09, o site da Kerrang! ranqueou as vinte maiores músicas dos inventores de nosso estilo musical favorito em matéria assinada por Sam Law, sem critérios muito claros para as escolhas, a não ser a pura predileção do autor, como fica evidente conferindo o original chamado "The 20 Greatest Black Sabbath Songs – Ranked", que pode ser lido aqui. Antecipando, os plays mais lembrados foram: Paranoid (dava para ser diferente?), com quatro autênticos hinos metálicos; Master Of Reality, com outros três; e, da fase Dio, Heaven And Hell também emplacou um trio de pedradas.
Black Sabbath - Mais Novidades
Com dezenove álbuns no catálogo, seria impossível haver representantes de cada um deles e, na cronologia da discografia, o primeiro a passar batido é Technical Ecstasy (76), full length que até o fã mais hardcore da banda de Birmingham deve admitir estar longe de ser uma primazia. No mais, ficaram de fora: a volta com Ozzy em 13 (13) e, também com o Príncipe das Trevas, Never Say Die! (78). Com outros vocalistas: Born Again (83) – Ian Gillan; Seventh Star (84) – Glenn Hughes; e The Eternal Idol (87), Tyr (90), Cross Purposes (94) e Forbidden (95) – estes quatro com Tony Martin.
Mesmo assim, houve espaço para pelo menos três maiores surpresas, mas deixaremos que você as descubra. Vamos à lista, no formato "música – play (ano)" e um registro no YouTube logo abaixo:
20) Falling Off The Edge Of The World – Mob Rules (81)
19) Headless Cross – Headless Cross (89)
18) Sweet Leaf – Master Of Reality (71)
17) I – Dehumanizer (92)
16) Symptom Of The Universe – Sabotage (75)
15) Die Young – Heaven And Hell (80)
14) Sabbath Bloody Sabbath – Sabbath Bloody Sabbath (73)
13) Children Of The Sea – Heaven And Hell (80)
12) Fairies Wear Boots – Paranoid (70)
11) A National Acrobat – Sabbath Bloody Sabbath (73)
10) N.I.B. – Black Sabbath (70)
9) Snowblind – Vol. 4 (72)
8) Into The Void – Master Of Reality (71)
7) Supernaut – Vol. 4 (72)
[an error occurred while processing this directive]6) Children Of The Grave – Master Of Reality (71)
5) Paranoid – Paranoid (70)
4) War Pigs – Paranoid (70)
3) Heaven And Hell – Heaven And Hell (80)
[an error occurred while processing this directive]2) Iron Man – Paranoid (70)
1) Black Sabbath – Black Sabbath (70)
Fazendo as contas, catorze das vinte estão entre Black Sabbath (70) e Sabotage (75), período frutífero com produções de qualidade, como descrito pelo próprio Sam Law: "o inigualável pico desses seis primeiros álbuns". Ausências? Para este escriba, "After Forever", "Tomorrow’s Dream" e "Hole In The Sky". Talvez até "Changes", para dar uma variada na playlist, ou "Sabbra Cadabra", "Neon Knights", "The Mob Rules" ou "TV Crimes", mas aí é como aquelas eleições dos melhores jogadores de todos os tempos, só com craques e a inevitável pergunta a quem se arriscar a sugerir trocas: "Beleza, mas no lugar de quem?". E para você, o que sairia e entraria? Comente! É sua vez de dar uma de "técnico".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps