uDiscover Music: 100 bateristas lendários que você precisa conhecer
Por Vagner Mastropaulo
Postado em 29 de agosto de 2020
Semana passada, resumimos uma lista elaborada pelo site inglês uDiscover Music com os 50 maiores baixistas da história. Pois bem, por lá navegando, encontramos outra, esta intitulada: "Os Melhores Bateristas De Todos Os Tempos: 100 Músicos Lendários Que Você Precisa Conhecer", genericamente assinada pelo "uDiscover Team" e postada há mais tempo, em 19/06/19. Com músicos das mais variadas vertentes, nossa pegada será a mesma: foco nos destaques mais metal e rock ‘n’ roll.
Antes de tudo, uma brincadeira: de bate-pronto, quais seriam nomes obrigatórios? Com certeza, Mike Portnoy (Dream Theater e mais uns 197 projetos que nem ele sabe de cor) e sua maior influência, Neil Peart (Rush – este na medalha de bronze, já dando um mini-spoiler). Tão influente em sua carreira solo quanto nos tempos de Genesis, Phil Collins também seria bom um chute.
Pensando em grupos de metal, algumas obviedades: Lars Ulrich (Metallica), Dave Lombardo (Slayer, Suicidal Tendencies e Grip Inc.), Nicko McBrain (Iron Maiden), Vinnie Paul (Pantera e Hellyeah) e Bill Ward (Black Sabbath), o pai de todos. Mas faltou Charlie Benante (Anthrax) e, especialmente ao se notar a ausência de Scott Travis, haverá quem questione o centésimo posto na conta de Les Binks, que gravou apenas Stained Class (1978) com o Judas Priest.
Quem mais está lá? As origens do rock se garantem através de Charlie Watts (The Rolling Stones) e Ringo Starr (The Beatles), assim como os contemporâneos John Densmore (The Doors), Ginger Baker (Cream), Mitch Mitchell (Jimi Hendrix) e, mais ou menos da mesma época, Ian Paice (Deep Purple), além de outros representantes do estilo: Terry Bozzio (Frank Zappa), Topper Headon (The Clash), Eric Carr (Kiss), Phil Rudd (AC/DC), Alex Van Halen (Van Halen) e Stewart Copeland (The Police).
Algumas "pegadinhas" se verificam: a ressalva de que o Alan White na posição 39 é quem gravou "Imagine" (John Lennon) e não o homônimo do Oasis; assim como Roger Taylor é o do Queen e não seu xará inglês do Duran Duran. E dá um certo nó no cérebro ver Dave Grohl, hoje tão ligado aos vocais e riffs como líder do Foo Fighters e não mais tão associado às baquetas do Nirvana (a propósito, Taylor Hawkins não está na lista).
Passando por nomes mais atuais, podem causar espanto as inclusões de Travis Barker (Blink-182), Josh Freese (Guns ‘N’ Roses e Sting), Matt Cameron (Soundgarden e Pearl Jam) e Danny Carey (Tool e mais uma infinidade de conjuntos), possivelmente o mais alto entre os 100, com 1,96m!
Curiosamente, há dois ex-Toto: Jeff Porcaro, morto aos 38 anos, e Simon Phillips, seu substituto. A ocorrência "repetida" não é única, pois só de bateristas a gravar ou excursionar com Ozzy Osbourne, em algum momento de sua carreira, há três: Cozy Powell (Rainbow e Whitesnake), Tommy Aldridge (atualmente no Whitesnake) e Carmine Appice.
A presença de somente seis mulheres serve de inspiração para que mais garotas se posicionem atrás dos kits além de Karen Carpenter (Carpenters), Meg White (The White Stripes), Maureen Tucker (The Velvet Underground), Sheila E, Janet Weiss e a pioneira dos anos 60, Honey Lantree.
Os dois primeiros? Keith Moon (The Who) e o "campeão" John Bonham (Led Zeppelin), gerando uma automática reflexão: respectivamente falecidos aos 31 e 32 anos, o que mais ambos teriam feito em suas carreiras se não tivessem partido tão cedo?
Finalizando, baquetas também se passam de pai para filho: Jay Weinberg (Slipknot) não é um dos eleitos, mas seu pai, Max Weinberg (Bruce Springsteen), é! E se Flea foi a maior ausência entre os baixistas, ao menos para este escriba, Chad Smith, seu parceiro de Red Hot Chili Peppers, é o 34º lugar.
E para você, faltou alguém? Semana que vem fecharemos a trinca do site uDiscover Music com os 50 melhores guitarristas de todos os tempos e já adiantamos que aí sim haverá polêmica!
FONTE: Site uDiscover Music
https://www.udiscovermusic.com/stories/best-drummers-in-music/
uDiscover Music: Instrumentistas lendários
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
Tatiana Shmayluk, vocalista da Jinjer, protesta contra termo "female-fronted band"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
Black Label Society anuncia detalhes do novo álbum, "Engines of Demolition"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
"Se Triumph e Rush voltaram, por que não o Skid Row?", questiona Sebastian Bach
A condição estipulada por rádios para veicular músicas do Van Halen, segundo Alex Van Halen

uDiscover Music: 50 lendários baixistas que você precisa conhecer
uDiscover Music: 50 Guitarristas Lendários Que Você Precisa Conhecer
uDiscover Music: 100 bateristas lendários que você precisa conhecer


