Fleetwood Mac: as 50 melhores músicas da banda
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collectors Room
Postado em 19 de junho de 2019
Dono de um dos catálogos mais impressionantes de todos os tempos, o Fleetwood Mac colecionou hits durante a sua carreira. A banda, que nasceu em Londres, possui duas fases bastante distintas. A primeira é voltada para o blues, com o guitarrista Peter Green à frente. Este período foi de 1968 a 1974.
Em 1975 o grupo passou por uma reformulação com a chegada da vocalista Stevie Nicks e do cantor e guitarrista Lindsey Buckingham (na época um casal), e mudou-se de maneira definitiva para os Estados Unidos. Essa mudança se refletiu também na música, que passou a ser um pop repleto de harmonias vocais, melodia e refrãos inesquecíveis.
Fleetwood Mac - Mais Novidades
Ao longo de sua história, o Fleetwood Mac colocou 27 singles nas paradas, teve 4 álbuns no número 1 e superou a marca de 100 milhões de discos vendidos.
Abaixo você encontra uma playlist com as 50 melhores canções da banda, porém ela possui algumas características. A primeira, e mais importante, é que ela é focada no período a partir de 1975 – ou seja, no período mais pop do grupo. Essa escolha se deu por um critério inteiramente pessoal, pois sou fascinado pela sonoridade da segunda fase da carreira do quinteto e quis dividir essa paixão com vocês.
O segundo ponto é que decidi incluir nesse levantamento também os principais sucessos das carreiras solo de seus integrantes, então você terá canções dos discos de Stevie Nicks, Lindsey Buckingham e Christine McVie presentes.
E o terceiro ponto é que a pesquisa foi feita tendo como base outras matérias semelhantes e também através da audição de todos os discos do grupo. O resultado final, e a ordem das músicas, é uma questão puramente pessoal. Ah, e as faixas estão organizadas em ordem decrescente, indo da número 50 até chegar à número 1.
Algumas curiosidades: o disco com mais músicas na lista, como não poderia deixar de ser, foi "Rumours" (1977). O álbum mais vendido da banda, com mais de 30 milhões de cópias nas coleções de todo o planeta, emplacou 12 músicas no top 50. A seguir temos "Tusk" (10), "Fleetwood Mac" (8), "Mirage" (5), "Tango in the Night" (4) e "Say You Will" (2). Como a banda sempre gostou de incluir gravações inéditas em suas coletâneas, temos aqui 3 músicas vinda de "50 Years - Don't Stop" (2018) e 1 de "Greatest Hits" (1988). E fechando a conta, 2 músicas de "Bella Donna" (Stevie Nicks), 1 de "Law and Order" (Lindsey Buckingham) e 1 do álbum que Lindsey e Christine McVie gravaram juntos em 2017, além de 1 faixa presente no ao vivo "Live", de 1980.
Vale mencionar que o Fleetwood Mac segue na ativa e está em turnê atualmente. A formação da banda passou por uma alteração em 2018, quando Lindsey Buckingham deixou o grupo por divergências com os demais integrantes. Ele foi substituído pelo vocalista e guitarrista neo-zelandês Neil Finn, ex-Crowded House, e pelo guitarrista Mike Campbell, parceiro de longa data de Tom Petty no The Heartbreakers.
Dê play e descubra uma banda absolutamente incrível, que irá iluminar o seu dia e alimentar o seu coração.
Spotify:
https://open.spotify.com/embed/playlist/2qVudr8TWtbZRmrD2rN17I
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden transforma primeiro festival próprio em celebração monumental de 50 anos
O lado bom e o ruim de fazer shows na América do Sul, segundo o líder do Iron Maiden
Novo vídeo mostra como está Mingau quase três anos após o tiro na cabeça
A opinião de Steve Harris, do Iron Maiden, sobre o The Darkness
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O músico que salvou os Ramones e depois deu no pé, deixando os caras na mão
Floor Jansen promete "volta às raízes metal" em seu novo álbum solo
Frank Ferrer explica motivo de saída do Guns N' Roses após 19 anos na banda
O baterista que estava fora do alcance de Dave Grohl; "fisicamente nem musicalmente capaz"
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
Steve Harris compareceu a apresentação de Blaze Bayley no EDDFEST.
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
Bruce Dickinson afirma que Blaze Bayley é "um cara fantástico"
A banda gigante do rock que Ritchie Blackmore disse que nunca conseguiu gostar
Campanha dos fãs coloca "Dreams", do Fleetwood Mac, no Top 20 britânico
A banda que Don Henley achava que era a grande rival dos Eagles - e ele tinha razão!
Quando Peter Green saiu do Fleetwood Mac e doou quase todo o seu dinheiro
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
Top 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbuns
Classic Rock: revista elege 100 melhores músicas de rock


