Fleetwood Mac: as 50 melhores músicas da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Dono de um dos catálogos mais impressionantes de todos os tempos, o Fleetwood Mac colecionou hits durante a sua carreira. A banda, que nasceu em Londres, possui duas fases bastante distintas. A primeira é voltada para o blues, com o guitarrista Peter Green à frente. Este período foi de 1968 a 1974.

Metallica: vídeo pro-shot tocando "The Green Manalishi" na versão do Judas PriestFotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth

Em 1975 o grupo passou por uma reformulação com a chegada da vocalista Stevie Nicks e do cantor e guitarrista Lindsey Buckingham (na época um casal), e mudou-se de maneira definitiva para os Estados Unidos. Essa mudança se refletiu também na música, que passou a ser um pop repleto de harmonias vocais, melodia e refrãos inesquecíveis.

Ao longo de sua história, o Fleetwood Mac colocou 27 singles nas paradas, teve 4 álbuns no número 1 e superou a marca de 100 milhões de discos vendidos.

Abaixo você encontra uma playlist com as 50 melhores canções da banda, porém ela possui algumas características. A primeira, e mais importante, é que ela é focada no período a partir de 1975 - ou seja, no período mais pop do grupo. Essa escolha se deu por um critério inteiramente pessoal, pois sou fascinado pela sonoridade da segunda fase da carreira do quinteto e quis dividir essa paixão com vocês.

O segundo ponto é que decidi incluir nesse levantamento também os principais sucessos das carreiras solo de seus integrantes, então você terá canções dos discos de Stevie Nicks, Lindsey Buckingham e Christine McVie presentes.

E o terceiro ponto é que a pesquisa foi feita tendo como base outras matérias semelhantes e também através da audição de todos os discos do grupo. O resultado final, e a ordem das músicas, é uma questão puramente pessoal. Ah, e as faixas estão organizadas em ordem decrescente, indo da número 50 até chegar à número 1.

Algumas curiosidades: o disco com mais músicas na lista, como não poderia deixar de ser, foi "Rumours" (1977). O álbum mais vendido da banda, com mais de 30 milhões de cópias nas coleções de todo o planeta, emplacou 12 músicas no top 50. A seguir temos "Tusk" (10), "Fleetwood Mac" (8), "Mirage" (5), "Tango in the Night" (4) e "Say You Will" (2). Como a banda sempre gostou de incluir gravações inéditas em suas coletâneas, temos aqui 3 músicas vinda de "50 Years - Don't Stop" (2018) e 1 de "Greatest Hits" (1988). E fechando a conta, 2 músicas de "Bella Donna" (Stevie Nicks), 1 de "Law and Order" (Lindsey Buckingham) e 1 do álbum que Lindsey e Christine McVie gravaram juntos em 2017, além de 1 faixa presente no ao vivo "Live", de 1980.

Vale mencionar que o Fleetwood Mac segue na ativa e está em turnê atualmente. A formação da banda passou por uma alteração em 2018, quando Lindsey Buckingham deixou o grupo por divergências com os demais integrantes. Ele foi substituído pelo vocalista e guitarrista neo-zelandês Neil Finn, ex-Crowded House, e pelo guitarrista Mike Campbell, parceiro de longa data de Tom Petty no The Heartbreakers.

Dê play e descubra uma banda absolutamente incrível, que irá iluminar o seu dia e alimentar o seu coração.

Spotify:
https://open.spotify.com/embed/playlist/2qVudr8TWtbZRmrD2rN1...




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Fleetwood Mac"


Metallica: vídeo pro-shot tocando "The Green Manalishi" na versão do Judas PriestStevie Nicks: em 1981, a estreia solo perfeita com Bella Donna

Fleetwood Mac: fãs brasileiros acharam que banda cover era a originalFleetwood Mac
Fãs brasileiros acharam que banda cover era a original

Observador: Os 15 discos mais vendidos de todos os temposObservador
Os 15 discos mais vendidos de todos os tempos

Gigantes do Rock e Metal: alguns músicos muito, muito altosGigantes do Rock e Metal
Alguns músicos muito, muito altos

Jess Greenberg: mais vídeos de covers em voz e violãoJess Greenberg
Mais vídeos de covers em voz e violão


Fotos de Infância: Dave Mustaine, do MegadethFotos de Infância
Dave Mustaine, do Megadeth

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?

Metal Extremo: chocando os jurados em reality-showsMetal Extremo
Chocando os jurados em reality-shows

Solos de guitarra: lista dos 50 melhores segundo a NMESolos de guitarra
Lista dos 50 melhores segundo a NME

Cults: 10 álbuns influentes que fracassaram nas vendasCults
10 álbuns influentes que fracassaram nas vendas

Nu-Metal: 10 trabalhos que definem as raízes do gêneroNu-Metal
10 trabalhos que definem as raízes do gênero

Kiss: de onde os palcos de Lady Gaga e McCartney vieram?Kiss
De onde os palcos de Lady Gaga e McCartney vieram?


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adGoo336|adClio336