Heavy Metal: as cinco maiores decepções na história do gênero

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ivison Poleto dos Santos, Fonte: ultimateGuitar.com
Enviar correções  |  Comentários  | 

Esta lista bombou no site ultimate.Guitar.com. Como todas as listas, ela têm um conteúdo muito pessoal que alguns vão concordar, outros vão discordar, e alguns vão odiar. Parece até que algumas bandas não são formadas por seres humanos, que elas são intocáveis ou coisas do gênero. É exatamente isso que o autor avisou logo no início: "Perceba que esta é uma lista muito pessoal". Mas de nada adiantou, choveram comentários ruidosos, xingamentos, ofensas, e coisas do gênero. Venho aqui defender o autor, pois tenho uma relação muito, mas muito próxima com ele, se é que vocês me entendem... Vamos à matéria:

5000 acessosTwisted Sister: A resposta de Dee Snider à afirmação de Gene Simmons de que rock morreu5000 acessosGuitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os tempos

Devo dizer primeiro que esta é uma lista muito pessoal antes de você começar a ler e xingar a mim e minha sagrada mãezinha. É bem provável que você não vá concordar com tudo que eu escrevi aqui, porém vamos combinar, você no fundo concorda. As bandas aqui relacionadas são grandes decepções não só por terem mudado o seu estilo, mas principalmente por terem decepcionado uma grande quantidade de fãs, eu inclusive, com o seu novo direcionamento. Vou começar com a banda que considero ser a mais fácil de explicar o desapontamento. Ok? Beleza? Vamos lá:

1. Metallica

Não falei que a primeira seria a mais fácil?

O Metallica é 'a' banda que amamos odiar. Não somente pela sua orientação atual de emplacar nas paradas de sucesso, mas também porque decepcionou toda uma geração que acreditava sinceramente que era possível uma banda underground vencer o sistema. O Metallica já era enorme antes de assinar com uma grande gravadora. As vendas de seus álbuns subiam de maneira surpreende a cada lançamento. Tenho certeza de que chegariam facilmente ao status de lendas, e ainda assim ser bem sucedidos comercialmente. Seria só uma questão de paciência e tempo. Talvez não conseguissem ser tão grandes quanto são agora, mas...

2. Iron Maiden

Ok. Você podem me bater, me socar, me xingar por vários nomes feios, aprender mais alguns e me xingar de novo, mas eu tive que por o Iron Maiden nesta lista.

Nos idos de 2000, eu fui um dos caras que adoraram a reunião com o Bruce Dickinson, mas eu confesso que o último álbum realmente bom do Maiden foi o 'Brave New World'. O 'Dance Of Death' foi mais ou menos, mas não consegui ouvir o 'A Matter of Life and Death' inteiro. Depois dele, não tive coragem de ouvir nenhum dos trabalhos da banda. O 'A Matter of Life and Death' foi um grande exemplo de como a banda poderia ser chata, mas muito chata. E olha que eu adoro o Iron Maiden, mas seus lançamentos atuais não são nem sombra daquela banda que foi 'o' exemplo de Heavy Metal.

3. Viper

Se você perguntar a qualquer fã europeu ou japonês de power metal, o Viper será citado como uma grande inspiração. Os seus dois primeiros álbuns são clássicos indiscutíveis do gênero, além de terem sido a primeira banda brasileira a gravar um álbum ao vivo fora do país (Japão) em uma momento que isso era impossível à maioria das bandas brasileiras. Porém, nunca saberemos realmente porque, em algum momento do começo dos anos 1990, eles cortaram os cabelos e começaram a cantar em português. A banda que mostrou o caminho a tantas outras co-nacionais, dizia que tudo aquilo que conseguiu não estava bom!

4. Def Leppard

Algum tempinho atrás, Vivian Campbell veio a público afirmar que a banda nunca mais voltaria a tocar como antes. Quase me desmanchei em lágrimas. No fundo, bem lá no fundo, a gente já sabia disso, mas ele colocou uma pá de cal nos nossos sonhos de ouvir um novo 'On Through the Night'. Um 'Pyromania' já bastaria. Mas nada, nada de final feliz para os fãs.

5. Tokyo Blade

Comprei o primeiro disco desta banda em uma promoção, o autointitulado 'Tokyo Blade'. Olhei para a capa, pensei, pensei mais um pouco, e mais um pouco e, finalmente disse a mim mesmo: 'Vá lá, o preço é bom mesmo!'. Caras, que disco maravilhoso de NWOBHM! Que frases de guitarras duplas fantásticas, bateria muito boa, e músicas maravilhosas! Daí que fiquei uns bons dez a quinze anos sem ouvir deles. Algum tempo atrás, naquela febre de baixar coisas, eu baixei o segundo álbum. Não vou escrever aqui as exatas palavras que vieram a boca naquele momento. Vocês não merecem...

Comente: Quais bandas mais o decepcionaram?

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 09 de outubro de 2017


0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores

Twisted SisterTwisted Sister
A resposta de Dee Snider à afirmação de Gene Simmons de que rock morreu

Guitar WorldGuitar World
As 50 melhores canções de Rock de todos os tempos

Metal RulesMetal Rules
Os 100 melhores discos da História do Metal

5000 acessosPain Of Salvation: Daniel Gildenlöw fala sobre os Mamonas Assassinas5000 acessosHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 19845000 acessosSign of the horns: o sinal do Demônio4866 acessosAndre Matos: vídeo de cover de Helloween com orquestra5000 acessosRessaca: Vinnie Paul dá a dica de remédio definitivo5000 acessosNirvana: a razão do título de "About a Girl"

Sobre Ivison Poleto dos Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ivison Poleto dos Santos no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online