Heavy Metal: as cinco maiores decepções na história do gênero
Por Ivison Poleto dos Santos
Fonte: ultimateGuitar.com
Postado em 08 de outubro de 2017
Esta lista bombou no site ultimate.Guitar.com. Como todas as listas, ela têm um conteúdo muito pessoal que alguns vão concordar, outros vão discordar, e alguns vão odiar. Parece até que algumas bandas não são formadas por seres humanos, que elas são intocáveis ou coisas do gênero. É exatamente isso que o autor avisou logo no início: "Perceba que esta é uma lista muito pessoal". Mas de nada adiantou, choveram comentários ruidosos, xingamentos, ofensas, e coisas do gênero. Venho aqui defender o autor, pois tenho uma relação muito, mas muito próxima com ele, se é que vocês me entendem... Vamos à matéria:
Devo dizer primeiro que esta é uma lista muito pessoal antes de você começar a ler e xingar a mim e minha sagrada mãezinha. É bem provável que você não vá concordar com tudo que eu escrevi aqui, porém vamos combinar, você no fundo concorda. As bandas aqui relacionadas são grandes decepções não só por terem mudado o seu estilo, mas principalmente por terem decepcionado uma grande quantidade de fãs, eu inclusive, com o seu novo direcionamento. Vou começar com a banda que considero ser a mais fácil de explicar o desapontamento. Ok? Beleza? Vamos lá:
1. Metallica
Não falei que a primeira seria a mais fácil?
O Metallica é 'a' banda que amamos odiar. Não somente pela sua orientação atual de emplacar nas paradas de sucesso, mas também porque decepcionou toda uma geração que acreditava sinceramente que era possível uma banda underground vencer o sistema. O Metallica já era enorme antes de assinar com uma grande gravadora. As vendas de seus álbuns subiam de maneira surpreende a cada lançamento. Tenho certeza de que chegariam facilmente ao status de lendas, e ainda assim ser bem sucedidos comercialmente. Seria só uma questão de paciência e tempo. Talvez não conseguissem ser tão grandes quanto são agora, mas...
2. Iron Maiden
Ok. Você podem me bater, me socar, me xingar por vários nomes feios, aprender mais alguns e me xingar de novo, mas eu tive que por o Iron Maiden nesta lista.
Nos idos de 2000, eu fui um dos caras que adoraram a reunião com o Bruce Dickinson, mas eu confesso que o último álbum realmente bom do Maiden foi o 'Brave New World'. O 'Dance Of Death' foi mais ou menos, mas não consegui ouvir o 'A Matter of Life and Death' inteiro. Depois dele, não tive coragem de ouvir nenhum dos trabalhos da banda. O 'A Matter of Life and Death' foi um grande exemplo de como a banda poderia ser chata, mas muito chata. E olha que eu adoro o Iron Maiden, mas seus lançamentos atuais não são nem sombra daquela banda que foi 'o' exemplo de Heavy Metal.
3. Viper
Se você perguntar a qualquer fã europeu ou japonês de power metal, o Viper será citado como uma grande inspiração. Os seus dois primeiros álbuns são clássicos indiscutíveis do gênero, além de terem sido a primeira banda brasileira a gravar um álbum ao vivo fora do país (Japão) em uma momento que isso era impossível à maioria das bandas brasileiras. Porém, nunca saberemos realmente porque, em algum momento do começo dos anos 1990, eles cortaram os cabelos e começaram a cantar em português. A banda que mostrou o caminho a tantas outras co-nacionais, dizia que tudo aquilo que conseguiu não estava bom!
4. Def Leppard
Algum tempinho atrás, Vivian Campbell veio a público afirmar que a banda nunca mais voltaria a tocar como antes. Quase me desmanchei em lágrimas. No fundo, bem lá no fundo, a gente já sabia disso, mas ele colocou uma pá de cal nos nossos sonhos de ouvir um novo 'On Through the Night'. Um 'Pyromania' já bastaria. Mas nada, nada de final feliz para os fãs.
5. Tokyo Blade
Comprei o primeiro disco desta banda em uma promoção, o autointitulado 'Tokyo Blade'. Olhei para a capa, pensei, pensei mais um pouco, e mais um pouco e, finalmente disse a mim mesmo: 'Vá lá, o preço é bom mesmo!'. Caras, que disco maravilhoso de NWOBHM! Que frases de guitarras duplas fantásticas, bateria muito boa, e músicas maravilhosas! Daí que fiquei uns bons dez a quinze anos sem ouvir deles. Algum tempo atrás, naquela febre de baixar coisas, eu baixei o segundo álbum. Não vou escrever aqui as exatas palavras que vieram a boca naquele momento. Vocês não merecem...
Comente: Quais bandas mais o decepcionaram?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
O guitarrista que fundou duas bandas lendárias do rock nacional dos anos 1980
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
Esposa e filho homenageiam David Coverdale após anúncio de aposentadoria
Cinco clássicos dos anos 90 que ganharam versões heavy metal
O álbum que Corey Taylor disse que define o heavy metal
Como "uma das maiores bandas de heavy metal" serviu de base para o Queen, segundo Freddie
A maior banda da história do heavy metal, segundo Mike Portnoy
Três músicas famosas dos Beatles que Rob Halford concorda serem embrião do heavy metal
Os maiores guitarristas de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
Cinco bandas de heavy metal que nunca trocaram de vocalista - Parte I


