Metallica: 5 versões que mostram o talento da banda na arte do cover
Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 28 de julho de 2016
O Metallica é, sem dúvidas, uma das maiores bandas do metal do mundo. Em termos de vendas, talvez seja a maior - não dediquei tempo para comparar os números porque não é o foco agora. E um grande grupo não se constrói sem influências notáveis. Muitas vezes distintas entre si, inclusive.
Além das diferentes influências, o Metallica é reconhecido por ter apresentado ótimos covers ao longo dos anos. Eles sabem muito bem escolher as músicas que serão homenageadas. Sabem, também, encaixá-las à proposta musical do grupo.
A lista abaixo reúne cinco ótimos covers feitos pelo Metallica ao longo dos anos. Não está organização preferência, qualidade ou qualquer tipo de ordem.
"Remember Tomorrow" (Iron Maiden cover): É fato que o Iron Maiden de Paul Di'Anno soa diferente daquele de Bruce Dickinson, que é mais popular - e mais idolatrado pelos fanáticos. Mas o Metallica se apoderou de "Remember Tomorrow" de tal forma que parece uma canção do próprio quarteto norte-americano. Seja pela interpretação vocal de James Hetfield, pela pegada e pelos timbres dos instrumentos de corda, ou pela ótima performance de Lars Ulrich.
"Ronnie Rising Medley" (Rainbow cover): Em um tributo ótimo como "This Is Your Life", seria difícil dizer qual é a melhor versão. No entanto, com a participação do Metallica, fica fácil apontar que o medley de "A Light In The Black", "Tarot Woman", "Stargazer" e "Kill The King" é a melhor interpretação do registro. James Hetfield revive os bons tempos vocais entre o fim da década de 1980 e início dos anos 1990. E Lars Ulrich, mais uma vez, aparece de forma genial.
"Stone Cold Crazy" (Queen cover): A música que deu início ao thrash metal de forma involuntária não poderia deixar de ter uma excelente releitura da banda que divulgou o estilo ao mundo. Novamente, chama a atenção a forma que o Metallica toma posse da canção e faz o ouvinte esquecer que "Stone Cold Crazy" é de um dos grupos mais identitários do rock - o Queen.
"Whiskey In The Jar" (música tradicional da Irlanda, cover inspirado na versão de Thin Lizzy): Há quem questione a versão de "Whiskey In The Jar". Mas a força que o Metallica deu à canção é inegável. O trabalho de guitarras é o destaque deste cover, além da típica acelerada proporcionada pelo quarteto.
"Am I Evil?" (Diamond Head cover): Em todas as outras músicas, concordo que o Metallica deu uma nova cara, mas discordo que tenha "melhorado" a versão original. Aqui, sou obrigado a admitir que o quarteto norte-americano fez algo muito melhor que os criadores da canção. Especialmente pela execução instrumental. Parece ser alguma faixa perdida do "Ride The Lightning", o que é ótimo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
Poison abandona planos de turnê após Bret Michaels pedir 600% a mais em valores


A música feita pra soar mais pesada que o Black Sabbath e que o Metallica levou ao extremo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
Dave Mustaine diz que, da parte dele, está tudo bem com o Metallica
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
Top 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbuns
Steve Vai: as 10 melhores faixas de guitarra na opinião dele


