Top 10: o buraco é mais embaixo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Claudinei José de Oliveira, Fonte: Rollando Rocha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Reza a lenda que quem, de fato, manda na banda é o contrabaixista. Lenda com um fundamento bastante sólido, já que o instrumento é responsável, nos arranjos, pela intersecção entre ritmo e harmonia. Instrumento de características abrangentes.

125 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal5000 acessosBlack Sabbath: O acidente que tirou as pontas dos dedos de Iommi

Desde o surgimento do rock que o contrabaixo desafia sua condição de instrumento coadjuvante na música, graças ao fato de alguns músicos, que a ele se dedicaram, imprimirem tamanha personalidade interpretativa, deixando assim gravado, em grave e bom som, seus nomes na história do rock.

Abaixo estão listados dez nomes do contrabaixo que reúnem as características acima apontadas: músicos que deixaram composições, arranjos e interpretações soberbas fundamentados nas quatro cordas. Muita gente vai se perguntar qual é o sentido de Jaco Pastorius encabeçar uma lista de contrabaixistas roqueiros, mas a resposta é de uma simplicidade religiosa: Jaco é Deus e Deus é onipresente, ou seja, está em qualquer lista. Se concordarem, bem. Se não concordarem, amém.

1.Jaco Pastorius

2.Paul McCartney

3.John Entwistle

4.Jack Bruce

5.John Paul Jones

6.Geddy Lee

7.Steve Harris

8.Peter Hook

9.Flea

10.Les Claypool

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 20 de fevereiro de 2016


125 acessosGuilherme Costa: demonstrando técnicas em 5 clássicos do rock/metal127 acessosGuitarra: Licks Aranha (misturando Satriani e Paul Gilbert)0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

Ultimate GuitarUltimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

GuitarristasGuitarristas
As melhores duplas segundo a Ultimate Classic Rock

Para tocarPara tocar
O que são tablaturas e como usá-las?

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"


Black SabbathBlack Sabbath
O acidente que tirou as pontas dos dedos de Iommi

HalfordHalford
O que há escondido sob a roupa de couro?

AnthraxAnthrax
Scott Ian apresenta a solução para o Phil Anselmo

5000 acessosHeaven & Hell: mistérios e autocensura na capa de álbum5000 acessosAvenged Sevenfold: 10 músicas que podem fazer você mudar de idéia5000 acessosVoz: 10 músicos que cantam tão bem quanto os vocalistas de suas bandas (Parte I)2898 acessosKerry King: o que ele faria da vida sem o Slayer?5000 acessosSepultura: os álbuns da banda, do pior para o melhor5000 acessosSlayer: a pizza mais true do mundo é vendida em Minneapolis

Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock´n´roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online