Top 10: o buraco é mais embaixo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Claudinei José de Oliveira, Fonte: Rollando Rocha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Reza a lenda que quem, de fato, manda na banda é o contrabaixista. Lenda com um fundamento bastante sólido, já que o instrumento é responsável, nos arranjos, pela intersecção entre ritmo e harmonia. Instrumento de características abrangentes.

169 acessosRobert Baker: cinco dicas de como melhorar suas frases de guitarra5000 acessosRoger Moreira: chamando Pitty de "imbecil" via rede social

Desde o surgimento do rock que o contrabaixo desafia sua condição de instrumento coadjuvante na música, graças ao fato de alguns músicos, que a ele se dedicaram, imprimirem tamanha personalidade interpretativa, deixando assim gravado, em grave e bom som, seus nomes na história do rock.

Abaixo estão listados dez nomes do contrabaixo que reúnem as características acima apontadas: músicos que deixaram composições, arranjos e interpretações soberbas fundamentados nas quatro cordas. Muita gente vai se perguntar qual é o sentido de Jaco Pastorius encabeçar uma lista de contrabaixistas roqueiros, mas a resposta é de uma simplicidade religiosa: Jaco é Deus e Deus é onipresente, ou seja, está em qualquer lista. Se concordarem, bem. Se não concordarem, amém.

1.Jaco Pastorius

2.Paul McCartney

3.John Entwistle

4.Jack Bruce

5.John Paul Jones

6.Geddy Lee

7.Steve Harris

8.Peter Hook

9.Flea

10.Les Claypool

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 20 de fevereiro de 2016

PreçoPreço
Quanto mais caro, melhor o instrumento?

169 acessosRobert Baker: cinco dicas de como melhorar suas frases de guitarra231 acessosGuitarras: Steve Stine explica como fazer seu solo soar mais rock165 acessosGuitarpedia: 11 dicas para um comportamento mais profissional - Pt2192 acessosRecorde: sujeito toca guitarra por mais de 114 horas seguidas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

Ultimate GuitarUltimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

GuitarrasGuitarras
Os impressionantes anjos de Takamizawa Toshihiko

BaixosBaixos
Como conservar e recuperar as cordas do instrumento

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"

Roger MoreiraRoger Moreira
Chamando Pitty de "imbecil" via rede social

Bandas extremasBandas extremas
10 álbuns que causaram surpresa

Música BrasileiraMúsica Brasileira
Quais os discos mais vendidos da história?

5000 acessosSlayer: as preferências do guitarrista Kerry King5000 acessosFotos de Infância: Robert Plant, do Led Zeppelin5000 acessosRefrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal5000 acessosBruce Dickinson: "me sinto como um jovem de 17 anos"4504 acessosGene Simmons: "os próprios fãs mataram as novas bandas de rock"5000 acessosPaixão nacional: o futebol e os roqueiros britânicos

Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock´n´roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online