Indie Rock: 7 faixas para não ter que ouvir "Então é Natal"
Por João Pedro Andrade
Postado em 22 de dezembro de 2015
Chegou o Natal, amiguinho. Aquela época mágica do ano quando a fachada do seu prédio parece Las Vegas de tão iluminada! Aquela época em que você pode encontrar os seus familiares; aquela gente querida que você mal viu o ano todo. E você vai comer bem! Sim. Peru, tender, farofa, ameixa, lentilha, churrasco, sushi, chucrute. E ganhar presente é uma delícia! SIM. Quanta magia!
Eis que de repente, os primeiros versos de Simone tocam na rádio. Você, em um momento de insensatez, liga a TV. E lá está o Rei Roberto com o Thiaguinho, com a Ludmila, com o Michel Teló em mais um especial do plim plim. Nesse momento, você começa a se questionar se tomou espumante demais. A sua tia puxa o verso de "Noite Feliz"; todos cantam felizes em coro. Emendam em seguida "O Natal Existe" e "Então é Natal". O seu coração acelera, a sua visão fica turva e a sua última lembrança é o seu sobrinho, pobre e inocente criança, balbuciando os versos de "Bate o Sino".
Não tema. Ajuda está a caminho. Essa é a lista de 7 canções indie de Natal para renovar seu feriado e deixar sua noite feliz mais feliz.
1. Tim Wheeler & Emmy The Great – Christmas Day (I Wish I Was Surfing)
Ele é guitarrista, vocalista e compositor da banda irlandesa Ash. Ela, apesar de ter nascido em Hong Kong, é uma cantora e compositora da Inglaterra. Os dois, além de fazerem um belo casal, fizeram também, em 2011, essa belíssima obra prima em forma de disco de Natal chamado This Is Christmas. Nele você poderá ouvir alguns clássicos do Natal de amanhã, como "Zombie Christmas", "Home For The Holiday" e, no melhor estilo Beach Boys de ser, a belíssima "Christmas Day (I Wish I Was Surfing).
2. The Darkness – Christmas Time (Don´t Let The Bells End)
Essa música foi lançada inicialmente como um single e depois acabou sendo adicionada numa edição deluxe de Natal do primeiro CD da banda, de 2003, Permission to Land. Tem tudo aquilo que uma música do The Darkness deve ter: falsetes, solos de guitarra e glamour; mas tem também tudo aquilo que uma canção de natal deve ter: Papai Noel, sinos e até um coro de crianças. E você nunca sabe se aquilo é sério ou uma paródia. Não passe para o número 3 sem assistir o clipe.
3. Coldplay – Christmas Light
Certo, esse é um território perigoso. Eu estou ciente que muitos de vocês não gostam muito do trabalho do Coldplay. Eu peço que dêem um chance para essa música (afinal de contas, é Natal e é melhor que mais um ano de "Então é Nataaal…"). Esse single foi lançado no dia 24 de dezembro de 2010; e nele Chris Martin busca, no noite de Natal, sozinho, caminhando pela Oxford Street, alegria para um coração partido.
4. The Raveonettes – The Christmas Song
O Raveonettes é um duo dinamarquês que faz músicas maníaco-depressivas. Até que eles se encheram de alegria (de um modo bem contido e dinamarquês) e fizeram um EP de músicas natalinas. Essa música, híbrido de rock cinquentista e indie pop, foi um single que, por algum motivo, acabou ficando de fora do EP.
5. Sufjan Stevens – Did I Make You Cry On Christmas? (Well, You Deserved It!)
O cantor e compositor de Detroit tinha o hábito, nos anos 2000, de presentear seus amigos e familiares com EPs, que ele mesmo produzia, com músicas de Natal; algumas composições próprias e algumas versões de velhos clássicos. Esses EPs, em 2006, viraram um box com 5 CDs, Songs For Christmas, que ganharam uma sequência em 2012 – Silver and Gold: Songs For Christmas, Vols 6 -10.
6. Slow Club – Christmas TV
Outro duo na nossa lista. Dessa vez, inglês. O Slow Club faz um indie folk bem simples, mas charmoso. Em 2009, eles lançaram o EP Christmas, Thanks For Nothing. Essa música agridoce foi feita para você lamentar estar passando Natal longe daquela pessoa bacana que faz seu coração descompassar.
7. Julian Casablancas – I Wish It Was Christmas Today
Julian Casablancas, antigo reizinho da cena indie, príncipe do reino Elite Model, vocalista do Strokes, lançou em 2009 seu primeiro disco solo, Phrazes For The Young, e "I Wish It Was Christmas Today" é a faixa bônus dele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
O melhor disco do Lamb of God, de acordo com a Metal Hammer
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
10 álbuns incríveis dos anos 90 de bandas dos anos 80, segundo Metal Injection
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Gene Simmons: Os seus 13 álbuns favoritos de todos os tempos
Capas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos


