Indie Rock: 7 faixas para não ter que ouvir "Então é Natal"
Por João Pedro Andrade
Postado em 22 de dezembro de 2015
Chegou o Natal, amiguinho. Aquela época mágica do ano quando a fachada do seu prédio parece Las Vegas de tão iluminada! Aquela época em que você pode encontrar os seus familiares; aquela gente querida que você mal viu o ano todo. E você vai comer bem! Sim. Peru, tender, farofa, ameixa, lentilha, churrasco, sushi, chucrute. E ganhar presente é uma delícia! SIM. Quanta magia!
Eis que de repente, os primeiros versos de Simone tocam na rádio. Você, em um momento de insensatez, liga a TV. E lá está o Rei Roberto com o Thiaguinho, com a Ludmila, com o Michel Teló em mais um especial do plim plim. Nesse momento, você começa a se questionar se tomou espumante demais. A sua tia puxa o verso de "Noite Feliz"; todos cantam felizes em coro. Emendam em seguida "O Natal Existe" e "Então é Natal". O seu coração acelera, a sua visão fica turva e a sua última lembrança é o seu sobrinho, pobre e inocente criança, balbuciando os versos de "Bate o Sino".
Não tema. Ajuda está a caminho. Essa é a lista de 7 canções indie de Natal para renovar seu feriado e deixar sua noite feliz mais feliz.
1. Tim Wheeler & Emmy The Great – Christmas Day (I Wish I Was Surfing)
Ele é guitarrista, vocalista e compositor da banda irlandesa Ash. Ela, apesar de ter nascido em Hong Kong, é uma cantora e compositora da Inglaterra. Os dois, além de fazerem um belo casal, fizeram também, em 2011, essa belíssima obra prima em forma de disco de Natal chamado This Is Christmas. Nele você poderá ouvir alguns clássicos do Natal de amanhã, como "Zombie Christmas", "Home For The Holiday" e, no melhor estilo Beach Boys de ser, a belíssima "Christmas Day (I Wish I Was Surfing).
2. The Darkness – Christmas Time (Don´t Let The Bells End)
Essa música foi lançada inicialmente como um single e depois acabou sendo adicionada numa edição deluxe de Natal do primeiro CD da banda, de 2003, Permission to Land. Tem tudo aquilo que uma música do The Darkness deve ter: falsetes, solos de guitarra e glamour; mas tem também tudo aquilo que uma canção de natal deve ter: Papai Noel, sinos e até um coro de crianças. E você nunca sabe se aquilo é sério ou uma paródia. Não passe para o número 3 sem assistir o clipe.
3. Coldplay – Christmas Light
Certo, esse é um território perigoso. Eu estou ciente que muitos de vocês não gostam muito do trabalho do Coldplay. Eu peço que dêem um chance para essa música (afinal de contas, é Natal e é melhor que mais um ano de "Então é Nataaal…"). Esse single foi lançado no dia 24 de dezembro de 2010; e nele Chris Martin busca, no noite de Natal, sozinho, caminhando pela Oxford Street, alegria para um coração partido.
4. The Raveonettes – The Christmas Song
O Raveonettes é um duo dinamarquês que faz músicas maníaco-depressivas. Até que eles se encheram de alegria (de um modo bem contido e dinamarquês) e fizeram um EP de músicas natalinas. Essa música, híbrido de rock cinquentista e indie pop, foi um single que, por algum motivo, acabou ficando de fora do EP.
5. Sufjan Stevens – Did I Make You Cry On Christmas? (Well, You Deserved It!)
O cantor e compositor de Detroit tinha o hábito, nos anos 2000, de presentear seus amigos e familiares com EPs, que ele mesmo produzia, com músicas de Natal; algumas composições próprias e algumas versões de velhos clássicos. Esses EPs, em 2006, viraram um box com 5 CDs, Songs For Christmas, que ganharam uma sequência em 2012 – Silver and Gold: Songs For Christmas, Vols 6 -10.
6. Slow Club – Christmas TV
Outro duo na nossa lista. Dessa vez, inglês. O Slow Club faz um indie folk bem simples, mas charmoso. Em 2009, eles lançaram o EP Christmas, Thanks For Nothing. Essa música agridoce foi feita para você lamentar estar passando Natal longe daquela pessoa bacana que faz seu coração descompassar.
7. Julian Casablancas – I Wish It Was Christmas Today
Julian Casablancas, antigo reizinho da cena indie, príncipe do reino Elite Model, vocalista do Strokes, lançou em 2009 seu primeiro disco solo, Phrazes For The Young, e "I Wish It Was Christmas Today" é a faixa bônus dele.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Flea acha que todo fã ama música? Nem sempre - e isso ajuda a entender Regis Tadeu
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão

Por que o Children of Bodom adorava gravar covers improváveis, de Britney Spears a Kenny Loggins
Sexo ok, drogas tô fora, rock'n'roll é tudo; 5 músicos de hair metal que fogem do estereótipo
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
Os melhores álbuns de 2025, segundo João Renato Alves
Os 50 melhores álbuns de 2025 de acordo com a revista Kerrang!
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Mulheres: 10 músicas que ajudarão a conquistá-las
Heavy Metal: as piores capas dos grandes artistas do gênero


