Lista: 18 músicas surpreendentemente boas de bandas surpreendentemente cristãs
Por Jônathas Sant'Ana
Postado em 22 de agosto de 2013
Há dois preconceitos musicais muito comuns entre pessoas de bom gosto musical, não só dentro do rock, mas também em outras vertentes musicais: O preconceito com bandas/artistas novos e o preconceito com bandas/artistas que tem o rótulo de cristãos. Mas são ruins TODAS as bandas jovens e cristãs?
É bem verdade que a música mainstream – inclusive o mainstream "gospel" - dos anos 2000/2010 tem se tornado cada vez mais simplista e tem perdido a qualidade. Mas existem muitas coisas boas ainda no cenário.
Para colocar isso em prova, listei 6 bandas jovens que surgiram nos anos 2000 e em sua maioria é composta por gente que está entre os 20 e 30 anos, algumas delas declaradamente bandas cristãos, outras que tem membros cristãos que fazem músicas com tal temática frequentemente. O critério foi, além da "idade", as músicas bem executadas – algumas mais complexas e algumas mais simples, algumas originais outras nem tanto – e letras bem escritas (algumas delas bem inteligentes na verdade). Escolhi bandas com estilos diferentes e 03 músicas de cada uma.
Melhores e Maiores - Mais Listas
THIEVES & LIARS
A banda americana parece estar "desativada" desde 2010. Surgiu em 2006, mas seu primeiro álbum "When Dreams Become Reality" data de 2008 e flerta indubitavelmente com o rock progressivo, executado com qualidade. O segundo e último álbum, "American Rock’n Roll" é de 2009 e é puro resgate do rock dos anos 70/80. Abaixo, duas faixas do primeiro e uma do segundo.
When Dreams Become Reality
Alone
Slavin’ Away
HOUSE OF HEROES
O HOUSE OF HEROES teve seu primeiro álbum de estúdio em 2005. Nesses 8 anos de idade, a banda gravou 5 álbuns, com deluxes e edições limitadas de 2 deles, 3 EPs (um acústico, um de natal e uma homenagem pra lá de digna aos Beatles), vários B-sides e este ano lança uma coletânea com 3 músicas inéditas e todos os seus B-Sides.
Além de prolíficos eles são bons no que fazem. É difícil encaixá-los em um estilo específico, a princípio eram uma banda de rock alternativo com influências claras do punk. As influências do Punk continuam, mas eles experimentam e fazem questão de deixar bem claro que suas influências dão diversas e estranhas que misturam BEATLES, QUEEN, BRUCE SPRINGSTEEN, SILVERCHAIR e até MUSE.
Comfort Trap
She Mighty Mighty
Choose Your Blade
SKILLET
O SKILLET é uma exceção nessa lista. Eles surgiram na segunda metade dos anos 90, mas o estilo meio industrial rock que faziam nos anos 90 não tem nada a ver com o rock contemporâneo e comercial que começaram a fazer a partir do álbum "Collide", de 2003. Chamando a atenção por ter uma mulher na bateria, que além de mandar ver nos drums ainda faz os vocais, o SKILLET surpreendeu com uma qualidade musical inesperada no seu último álbum, "Rise", que não foge do estilo que andavam fazendo, mas ainda assim parece diferente. Vale a pena conferir.
Circus for a Psycho
My Religion
Good to be Alive
THEOCRACY
O THEOCRACY é indubitavelmente uma banda cristã, e é indubitavelmente uma excelente banda. Fazendo o que chamo de ProgPower, o MATT SMITH faz uma música que tem todas as características principais do Power, mescladas com um progressivo muito bem executado e complexo musicalmente. Uma das melhores bandas cristãs ativas. Definitivamente.
I Am
Nailed
[an error occurred while processing this directive]Hide in the Fairytale
PALAVRANTIGA
PALAVRANTIGA é a mais nova sensação dos "crentes" alternativos brasileiros. A representante tupiniquim da lista tem orgulho de ser brasileira e passeia por vários estilos diferentes, sempre sublinhando a brasilidade e letras complexas. Vale a pena a ouvida!
Rookmaaker
Sobre o Mesmo Chão
[an error occurred while processing this directive]Vem me Socorrer
THE CLASSIC CRIME
THE CLASSIC CRIME é alternativo. Músicas as vezes leves, porém marcadas pelos vocais quase sempre sujos do MATT MCDONALD. Em inicio de carreira, citavam U2 como influência, mas eram taxados de "emo" por muitos. Que se dane! Eles fazem um som comercial, mas muito bom.
R and R
The Precipice
Let me Die
E aí, curtiu alguma coisa da lista? Comente com outras que você acrescentaria aí!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps