Vida de Solteiro: O Top 5 da trilha sonora do filme

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 1992, foi lançado o filme “Singles” (Vida de Solteiro, o Brasil), dirigido por CAMERON CROWE e estrelado por BRIDGET FONDA e MATT DILLON. Vinte anos atrás, o rock n´roll estava em alta: o NIRVANA vendia mais que MICHAEL JACKSON, ALICE IN CHAINS tinha recém lançado “Dirt”, o PEARL JAM tinha mandado “Ten” para as paradas no ano anterior, a mesma coisa ocorria com SOUNDGARDEN e “Badmotorfinger, enfim - os ventos sopravam a favor, e Hollywood pegou a onda certa.

5000 acessosHeavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos5000 acessosSlash: "não entendo a histeria sobre o Guns N' Roses"

Se “Vida de Solteiro” não é um clássico indiscutível, o mesmo não pode se dizer de sua trilha sonora. Composta de gente graúda como MUDHONEY, MOTHER LOVE BONE e SCREAMING TREES, o fundo musical da película mostrava que acima de rótulos toscos que enquadravam ALICE IN CHAINS e o PEARL JAM como uma coisa só, a releitura e a inovação renderam bons frutos – basta notar as influências e a continuidade dessas bandas duas décadas depois. Dentre as faixas que compõe a soundtrack, escolhi cinco que representam melhor esse legado e, por isso, muito a contragosto, tive de excluir “May This Be Love” de HENDRIX dessa análise.

1-"Birth Ritual" - SOUNDGARDEN:

A trilha do filme conta com duas faixas cantadas por CORNELL: Além da solo “SEASON”, essa pedrada pós “Badmotorfinger” também aparece por lá, sendo executada pela banda. Posteriormente incluída como complemento do single britânico de “Feel on Black Days” e na coletânea “Telephantasm”, “Birth” é metal até o osso e faria bonito em qualquer dos registros clássicos do grupo.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

2-"Breath" - PEARL JAM:

Antes de mais nada é bom lembrar que a banda de EDDIE VEDDER ainda estava em processo de formatação após o fim do MOTHER LOVE BONE. Entretanto, já tendo lançado o melhor de seus discos, o grupo estava inspirado quando compôs essa faixa - áspera, cheia de acordes oitavados, harmônicos de guitarra no melhor estilo de “Jeremy” e backing de primeira linha nos refrões.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

3-"Chloe Dancer/Crown of Thorns" - MOTHER LOVE BONE

Depois de lançar o excelente “Apple” o MOTHER acabou, devido a morte por overdose de seu vocalista ANDREW WOOD. Com isso, o mundo ganhou o PEARL JAM de lambuja, criada pelos remanescentes do grupo JEFF AMENT e STONE GOSSARD. A faixa incluída no filme é uma fusão de duas canções - aparece nesse formato no EP “Shine”, primeiro lançamento oficial da banda. Musicalmente, é perceptível a sutileza do vocal de WOOD, bem situado no estilo dos anos 80 e, claro, algum cheiro no ar do que viria a ser a matéria prima da próxima banda de GOSSARD.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

4-"Overblown" - MUDHONEY

A primeira vez que ouvi falar em MUDHONEY foi em uma reportagem feita pelo jornalista ANDRÉ BARCINSKI que resultou, em minha opinião, no melhor livro de rock já editado no Brasil - com o sugestivo título de “Barulho”. Fato é que o MUDHONEY nunca deu muita moral para o maisntream e, por isso, não ficou tão conhecido quanto seus contemporâneos. A faixa escolhida aqui foi “Overblown”, pesada e cheia de referências do punk californiano do início dos anos 80. Agora, se quiser conhecer melhor a banda, comece pela faixa “Touch I´m Sick”, registro seminal do que se convencionou chamar de grunge posteriormente.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

5-“Would?" – ALICE IN CHAINS

Após lançar “Facelift” em 1990, o ALICE IN CHAINS conseguiu o feito de se superar dois anos depois: “Dirt” é um disco essencial para qualquer fã de rock n roll. Lançada também como single, “Would” trata de – adivinhe - dependência de heroína, e foi feita em homenagem a ANDREW WOOD – que já havia falecido à época. Escrita por JERRY CANTRELL, marcou época, se tornou clássico e jamais está ausente em um set list da banda.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Track List:

1. "Would?" - Alice In Chains
2. "Breath" - Pearl Jam
3. "Seasons" - Chris Cornell
4. "Dyslexic Heart" - Paul Westerberg
5. "Battle of Evermore" - The Lovemongers
6. "Chloe Dancer/Crown of Thorns" - Mother Love Bone
7. "Birth Ritual" - Soundgarden
8. "State of Love and Trust" - Pearl Jam
9. "Overblown" - Mudhoney
10. "Waiting For Somebody" - Paul Westerberg
11. "May This Be Love" - Jimi Hendrix
12. "Nearly Lost You" - Screaming Trees
13. "Drown" - Smashing Pumpkins

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 07 de outubro de 2012
Post de 21 de fevereiro de 2014
Post de 22 de fevereiro de 2014

0 acessosTodas as matérias da seção Maiores e Melhores

Heavy MetalHeavy Metal
Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

SlashSlash
"Não entendo a histeria sobre o Guns N' Roses"

Osama Bin LadenOsama Bin Laden
O que havia na sua coleção de cassetes?

5000 acessosQuais são os rockstars mais chatos do mundo?5000 acessosSílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa5000 acessosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott5000 acessosPink Floyd: Todos erguemos muros ao redor... qual é o seu?5000 acessosRamones: veja a foto da capa do "Rocket To Russia" colorida!4272 acessosLoudwire: 10 incríveis momentos de Bruce Dickinson no palco

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online