Jimmy Page: "Luz & Sombra" é uma biografia indispensável
Por Cesar Valle
Fonte: Luz & Sombra
Postado em 12 de fevereiro de 2013
O último livro sobre a carreira do lendário guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, Luz & Sombra - Conversas com Jimmy Page foi lançado em 2012, pelo editor-chefe da revista Guitar World, Brad Tolinski, e publicado, no Brasil, pela Editora Globo. O livro é uma compilação de diversas entrevistas do jornalista com o mestre Page, que explica um pouco da sua incessante carreira como produtor, compositor e de seus gloriosos anos como guitarrista do Led Zeppelin. A publicação também esboça fatos da sua vida pessoal, como o seu interesse pelo ocultismo.
De quebra, Luz & Sombra - Conversas com Jimmy Page traz algumas entrevistas bacanas com outro lendário guitarrista, Jeff Beck (The Yardbirds), e com o vocalista Paul Rodgers (Free, Bad Company e The Firm). Além de depoimentos dos músicos Jack White (White Striper), John Paul Jones (Led Zeppelin) e Chris Dreja (The Yardbirs).
Algumas "bobeiras" também estão em meio as 296 páginas do livro, como uma conversa com o estilista de moda masculina John Varvatos, que fala do visual de Page frente ao Led Zeppelin, e um mapa astral na interpretação da astróloga Margaret Santagelo (coisas que para mim são irrelevantes e poderiam muito bem ter ficado de fora).
Mas entre os 11 capítulos e um GRAND FINALE também tem alguns materiais bacanas que não são comuns em biografias de bandas e músicos, como uma conversa com o relações públicas do Led Zeppelin, Danny Goldberg (material legal para assessores de imprensa), que conta histórias fantásticas de seu trabalho junto ao Led, e um interlúdio musical, que traz um inventário das principais guitarras, amplificadores e efeitos de Jimmy Page.
Luz & Sombra - Conversas com Jimmy Page é uma boa leitura, mesmo sendo um apanhado de fatos e curiosidades, de Jimmy Page e Led Zeppelin, que se encontra em revistas e outras publicações mais antigas, com algumas poucas exceções. Mas para amantes do bom e velho Rock na Roll, é indispensável ler mais essa biografia dos mais de cinqüenta anos do guitarrista, compositor e produtor Jimmy Page.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
O dia em que Anthony Kiedis foi expulso do Red Hot e como isso acabou salvando sua vida
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie


A curiosa música do Led Zeppelin que melhor define Jimmy Page, segundo Robert Plant
O compositor que arrancou de Jimmy Page um elogio incomum e o fez quebrar sua regra
Os 3 baixistas que John Paul Jones sempre ouvia, e a gente pode notar isso no Zeppelin
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
"Você também é guitarrista?": Quando a Rainha da Inglaterra conheceu lendas do instrumento
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)
Run For Cover: The Art Of Derek Riggs


