Keith Richards: inspiração em livro de "autoajuda"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Genilson Alves
Enviar correções  |  Comentários  | 


No ano em que os Rolling Stones completam meio século de estrada, as prateleiras das livrarias e as lojas virtuais são tomadas por uma avalanche de títulos dedicados à banda. Muitos lançamentos – como duas biografias de Mick Jagger, escritas por Bob Spitz e Christopher Andersen, respectivamente – e outras obras não tão recentes despertam a curiosidade dos fãs e do público em geral. E graças ao destaque que a celebração ganhou na mídia, ainda há espaço para os oportunistas de plantão, que buscam lucrar em cima de qualquer produto relacionado ao grupo.
1135 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify5000 acessosMetallica: noiva toca "Master..." na bateria no casamento

Partindo de uma premissa até interessante, “O que Keith Richards faria em seu lugar?” (Fontanar), de Jessica Pallington West, se pretende um guia de autoajuda politicamente incorreto: ao invés de gurus corporativos ou sábios orientais, a figura do “sobrevivente” Keith Richards; no lugar das fórmulas de sucesso e felicidade dificilmente aplicáveis à vida real, a filosofia mundana e barata do guitarrista dos Stones.

No geral, o livro nada mais é do que uma compilação de frases do músico transformadas em “ensinamentos”, o que já fica claro no primeiro capítulo, “Os 26 Dez Mandamentos de Keith Richards”. E é tudo mais ou menos nessa linha: “O que Keith faria?”, “Keith e Nietzsche”, “A perspicácia e a sabedoria de Keith Richards”, e assim por diante. À primeira vista parece divertido, mas a leitura vai se tornando maçante a cada página, justamente por essa forçada de barra da autora em laurear qualquer coisa dita (ou mesmo não dita) pelo rolling stone, por mais que o intento aqui seja soar caricato. Provavelmente o próprio Keith não aprovaria a ideia de ser um exemplo a ser seguido.

Depois é apenas enchimento de linguiça, como uma lista de curiosidades (a maioria inútil) sobre Keith Richards e uma retrospectiva de sua vida e obra, fechando com a receita do prato favorito (?) do inspirador do personagem hollywoodiano Jack Sparrow.

Temos, portanto, mais um artigo destinado apenas aos colecionadores, e, mesmo assim, está longe de ser um item obrigatório. Ainda que de forma involuntária, há algo em comum entre “O que Keith Richards faria em seu lugar?” e a literatura de autoajuda: trata-se do tipo de obra que não mudará a vida de ninguém – e engordará a conta bancária de quem escreveu.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 22 de julho de 2012

Rolling StonesRolling Stones
Livro, novo álbum e documentário em breve

1135 acessosRock: gênero é um trintão decadente, segundo Spotify255 acessosAlta Fidelidade: os Stones percorrem a América Latina em doc151 acessosEm 05/07/1969: Stones tocavam para 500 mil pessoas no Hyde Park753 acessosMick Jagger: irmão acha que ele fará uma vasectomia0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Rolling Stones"

Metal rende?Metal rende?
Quantos do gênero estão entre as maiores vendas?

Rolling StonesRolling Stones
Keith Richards cola dentes com Super Bonder?

Guns N RosesGuns N' Roses
Versões de Elvis e Stones no início da carreira

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Livros0 acessosTodas as matérias sobre "Rolling Stones"

MetallicaMetallica
Noiva toca "Master..." na bateria no casamento

MegadethMegadeth
Electra mostra para Kiko como está fera no Português

Em 08/03/1995Em 08/03/1995
Ingo, baterista do Helloween, comete suicídio

5000 acessosEmos: 23 músicas que já estiveram na sua playlist5000 acessosDave Navarro: conheça a filha atriz pornô do músico5000 acessosAndreas Kisser: "Eloy Casagrande talvez não seja humano"5000 acessosA Vida Pós-bilau: vocalista do Life of Agony abre o jogo3846 acessosMetaleiro: popularizado no 1º RIR, termo continua polêmico5000 acessosMetallica: o que Andreas Kisser achou do "Hardwired?"

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online