Em 21/03/1991: Morre Leo Fender, o inventor da guitarra elétrica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Fonte: Wikipedia
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em 21/03/1991: Morre aos 81 anos de idade Leo Fender, considerado o inventor da guitarra elétrica.

155 acessosRecorde: sujeito toca guitarra por mais de 114 horas seguidas5000 acessosMotley Crue: Atriz pornô comenta sua relação com Tommy Lee

Clarence Leonidas Fender (10 de agosto de 1909 — 21 de março de 1991), foi um construtor de guitarras estadunidense, fundador da Fender Electric Instrument Manufacturing Company, atualmente conhecida como Fender Musical Instruments Corporation, e posteriormente fundou a G&L Musical Products (G&L Guitars). Introduziu o baixo elétrico no mercado estadunidense.

Nasceu em Anaheim, Califórnia. Na sua adolescência, adorava manipular rádios. Pouco a pouco foi se interessando pelos amplificadores.

A idéia de uma guitarra elétrica de corpo maciço o atraía. Começou a fazer contato com músicos de country e blues, sondando a receptividade que teria seu projeto, e a princípios dos anos 40 construiu um protótipo que alugava aos músicos de sua região, chegando a ficar bastante popular. Pouco tempo depois, fundou a companhia K&F, onde dedicou-se principalmente à fabricação de guitarras elétricas e amplificadores, mas só durou até 1946, quando Leo fundou a Fender.

Em 1948, George Fullerton juntou-se a Fender e os dois desenharam o modelo Broadcaster de guitarra elétrica, que em pouco tempo mudou o seu nome para Telecaster. introduziu seu primeiro modelo de baixo elétrico, o Precision, em 1951, Em 1954 lançou a guitarra Stratocaster, com um design totalmente inovador, os primeiros modelos começaram a ser vendidos em 15 de maio de 1954. A Stratocaster foi iconizada por Buddy_holly na cor vermelha e posteriormente pelos Beatles com George Harrison e John Lennon ambos usando o modelo na cor azul claro no álbum Rubber Soul, em seguida Jimi Hendrix com ajuda da namorada compra sua primeira strato no verão de 1966, ainda no mesmo ano ele estraçalha sua Strat (como ficou apelidada) durante o concerto de sua despedia da Inglaterra, atuação que perpetua sua fama com a guitarra e depois com suas performances no Festival Pop de Monterey, na California, em 1967 e em seguida no Festival de Woodstock em 1969; além de muitos outros grandes artistas dos anos 60 usando a famosa guitarra.

Em 1965, Fender vendeu a sua empresa à CBS por 13 milhões de dólares, quando estava com problemas de saúde. Algum tempo depois, a sua saúde melhorou e voltou à CBS/Fender durante um breve período. Abandonou a CBS em 1970 para Fundar a G&L Musical Instruments, a qual até hoje fabrica instrumentos semelhantes aos fenders, muitas vezes com melhoramentos dado que LEO e George Fullerton continuaram a desenhar e projetar as guitarras com enfase na qualidade. Dedicou a vida a inovação de instrumentos, amplificadores e outros. Faleceu em março de 1991.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

PreçoPreço
Quanto mais caro, melhor o instrumento?

155 acessosRecorde: sujeito toca guitarra por mais de 114 horas seguidas341 acessosBateria: como mudar a afinação da caixa no meio do show122 acessosGuitarpedia: 11 dicas para um comportamento mais profissional - Pt1896 acessosHerman Li: a técnica de guitarra que ninguém parece ensinar hoje0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

GuitarraGuitarra
Uma impressionante aula sobre estilos pessoais no Metal

GuitarpediaGuitarpedia
Os 10 riffs de guitarra mais complicados da história

Dave MustaineDave Mustaine
Revelada nova guitarra signature folheada a ouro

0 acessosTodas as matérias da seção Datas e Causas de Mortes0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"

Motley CrueMotley Crue
Atriz pornô comenta sua relação com Tommy Lee

RockRock
As 50 músicas mais pesadas antes do Sabbath

Courtney LoveCourtney Love
Ajudando a resolver os maiores mistérios da humanidade

5000 acessosRoadrunner: os álbuns mais desprezados de todos os tempos5000 acessosTime Magazine: os 100 maiores álbuns de todos os tempos5000 acessosAndreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarrista5000 acessosRacismo: documentário aborda preconceito contra negras no Metal5000 acessosRush: "Ficávamos doidões no quarto de hotel com Ace Frehley"5000 acessosU2: Bono cita brasileiros ao criticar Donald Trump

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 21 de março de 2016


Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online