Em 21/03/1991: Morre Leo Fender, o inventor da guitarra elétrica
Fonte: Wikipedia
Postado em 08 de abril de 2007
Em 21/03/1991: Morre aos 81 anos de idade Leo Fender, considerado o inventor da guitarra elétrica.
Clarence Leonidas Fender (10 de agosto de 1909 — 21 de março de 1991), foi um construtor de guitarras estadunidense, fundador da Fender Electric Instrument Manufacturing Company, atualmente conhecida como Fender Musical Instruments Corporation, e posteriormente fundou a G&L Musical Products (G&L Guitars). Introduziu o baixo elétrico no mercado estadunidense.
Nasceu em Anaheim, Califórnia. Na sua adolescência, adorava manipular rádios. Pouco a pouco foi se interessando pelos amplificadores.
A idéia de uma guitarra elétrica de corpo maciço o atraía. Começou a fazer contato com músicos de country e blues, sondando a receptividade que teria seu projeto, e a princípios dos anos 40 construiu um protótipo que alugava aos músicos de sua região, chegando a ficar bastante popular. Pouco tempo depois, fundou a companhia K&F, onde dedicou-se principalmente à fabricação de guitarras elétricas e amplificadores, mas só durou até 1946, quando Leo fundou a Fender.
Em 1948, George Fullerton juntou-se a Fender e os dois desenharam o modelo Broadcaster de guitarra elétrica, que em pouco tempo mudou o seu nome para Telecaster. introduziu seu primeiro modelo de baixo elétrico, o Precision, em 1951, Em 1954 lançou a guitarra Stratocaster, com um design totalmente inovador, os primeiros modelos começaram a ser vendidos em 15 de maio de 1954. A Stratocaster foi iconizada por Buddy_holly na cor vermelha e posteriormente pelos Beatles com George Harrison e John Lennon ambos usando o modelo na cor azul claro no álbum Rubber Soul, em seguida Jimi Hendrix com ajuda da namorada compra sua primeira strato no verão de 1966, ainda no mesmo ano ele estraçalha sua Strat (como ficou apelidada) durante o concerto de sua despedia da Inglaterra, atuação que perpetua sua fama com a guitarra e depois com suas performances no Festival Pop de Monterey, na California, em 1967 e em seguida no Festival de Woodstock em 1969; além de muitos outros grandes artistas dos anos 60 usando a famosa guitarra.
Em 1965, Fender vendeu a sua empresa à CBS por 13 milhões de dólares, quando estava com problemas de saúde. Algum tempo depois, a sua saúde melhorou e voltou à CBS/Fender durante um breve período. Abandonou a CBS em 1970 para Fundar a G&L Musical Instruments, a qual até hoje fabrica instrumentos semelhantes aos fenders, muitas vezes com melhoramentos dado que LEO e George Fullerton continuaram a desenhar e projetar as guitarras com enfase na qualidade. Dedicou a vida a inovação de instrumentos, amplificadores e outros. Faleceu em março de 1991.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A música do Radiohead que Thom Yorke diz nunca conseguir tocar direito
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O cover inusitado de música do Black Sabbath que deixou Tony Iommi impressionado
A melhor faixa de "Reign in Blood", do Slayer, segundo a Metal Hammer
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
Para Rob Halford, nunca existirá uma banda como o Pantera

A música de 1972 que Slash disse ter um dos melhores sons de guitarra da história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O som de guitarra do Pink Floyd que nasceu por causa de um erro
A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Em 28/12/2009: Morre Jimmy "The Rev" Sullivan, do Avenged Sevenfold
Em 07/09/1978: Keith Moon, do The Who, morre intoxicado


