Em 20/03/1998: A primeira vez do Oasis no Brasil
Por Windson Alves
Postado em 21 de março de 2018
No dia 20 de Março de 1998 o Oasis realizou no extinto Metropolitan (hoje KM Hall), no Rio de Janeiro, o seu primeiro show em território brasileiro. No dia seguinte eles se apresentaram no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Promovendo o terceiro disco "Be Here Now (1997)", era a primeira vez que a banda dos irmãos Liam (vocalista) e Noel Gallagher (guitarrista) visitava a América do Sul. O grupo não trouxe para o nosso continente o cenário da "Be Here Now Tour", que incluía a cabine de telefone inglesa, a carroceria do Rolls Royce, o relógio big bem e entre outros objetos que aparecem no encarte do disco citado. Só quem assistiu os shows da Be Here Now Tour na Inglaterra teve esse privilégio de ver.
A turnê sul-americana começou no dia 14 de Março no estádio San Carlo de Apoquindo, em Santiago, capital do Chile. Em seguida, a banda foi para a Argentina, onde se apresentou nos dias 17 e 18 de Março no Luna Park, na capital Buenos Aires. Finalmente, a banda chegou ao Brasil na madrugada do seu primeiro show no Rio em uma sexta-feira. Porém, a banda preferiu despistar os fãs que os aguardavam no Aeroporto Internacional, saindo pela porta dos fundos direto pro Hotel Sheraton, em São Conrado, zona sul do Rio de Janeiro. A imprensa brasileira acreditava que eles aprontariam, mas logo foram frustrados.
Na coletiva com a imprensa brasileira, o Oasis foi representado por Noel Gallagher e pelo então baixista Paul McGuigan, que apareceu com o modelo recém-lançado da camisa da seleção brasileiro de cor azul, que tinha acabado de comprar. Quanto aos demais integrantes como o vocalista Liam Gallagher, o guitarrista-base Paul Arthurs e o baterista Alan White preferiram estar na piscina do hotel Sheraton. Noel começou o dialogo com a imprensa brasileira dizendo: "Não sei por que vocês ficam perdendo tempo com chatos como nós" e um jornalista devolveu "você tem razão". Também foi perguntado pro Noel se a briga que ele tinha com o irmão Liam eram de verdade ou marketing e o guitarrista confirmou que era marketing. Claro que outro assunto debatido na coletiva foi o futebol, ainda mais que era ano de Copa do Mundo. Noel não escondeu a vontade de conhecer Pelé. Também não faltou cutucadas no eterno rival, a banda Blur, ("prefiro beber água sanitária do que ouvir um disco deles", disse Noel na coletiva).
Na piscina do hotel, Liam bebeu todas e ainda ganhou de um fã um presente, uma cópia barata da camisa da seleção brasileira comprada no camelô. Liam foi embora do Rio usando o presente e ainda apareceu com ele no show do dia 21 no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.
Os portões do Metropolitan se abriram as 20:00 para o público. As 20:45, começou o show de abertura, a banda carioca Squaws (que não existe mais), com direito a participação de B Negão, vocalista do Planet Hemp. Acabado o show de abertura, era a hora do Oasis, após os equipamentos da banda inglesa serem montados, aparece a então locutora da Rádio Cidade Monika Venerabile (a popular moniquinha ex-Fluminense FM) para anunciar a entrada do Oasis. Mas antes é tocado Rock and Roll do Led Zeppelin e em seguida a introdução de Be Here Now (primeiro música do show) começa a ser executada. O Metropolitan foi abaixo quando o quinteto de Manchester apareceu no palco da casa de shows carioca.
Em seguida a banda tocou seu outros sucessos como Stand By Me, Supersonic, D’You Know What I Mean?, Roll With It, Cigarettes & Alcohol e I Am The Walrus (cover dos Beatles). Depois começa o set acústico de Noel (que usou a mesma roupa da coletiva), que é iniciado com Don’t Go Away. A banda volta ao set original com Don’t Look Back in Anger, menos Liam, fica sentado no canto do palco vendo o irmão mais velho cantar. Liam volta pra mandar o maior sucesso do grupo, Wonderwall e as demais canções como Live Forever, Champagne Supernova e entre outros. Depois de uma hora e meia de show, o Oasis encerra sua primeira apresentação no Brasil tocando Acquiesce.
Depois do Brasil o quinteto de Manchester foi para o México encerrar a turnê mundial do disco "Be Here Now" no Palacio de Los Deportes, na capital Cidade do México no dias 24 e 25 de Março. O Oasis voltaria ao Brasil para se apresentar na terceira edição do Rock in Rio em 14 de Janeiro de 2001, fora que regressaria ao nosso país em 2006 e 2009.
Matéria da MTV Brasil sobre o show no Rio de Janeiro:
Algumas canções do show no Rio viraram especial na Rádio Cidade com a locução de Rhoodes Lima (atualmente narrador do canal de lutas Premiere Combate).
Matéria no programa global Vídeo Show antes do show em São Paulo:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


Turnê de reunião do Oasis supera Beyoncé em número de ingressos vendidos em 2025
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
Far Out escolhe 10 músicas de rock tão ruins que acabaram ficando boas
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo


