Em 21/01/1984: Bon Jovi lança seu álbum de estreia
Por Paulo Giovanni G. Melo
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 22 de janeiro de 2014
Analisando como eles dominaram as ondas do rádio e as arenas de shows desde 1984, é fácil esquecer que o BON JOVI passou por períodos difíceis quando lançou seu autointitulado disco de estreia em janeiro do longínquo ano de 1984.
Enquanto aspirava a ser uma estrela do Rock, John Francis Bongiovi Jr. pegava pesado no estúdio Power Station em Nova York - seu primo Tony Bongiovi era sócio do local. John tinha muitas cartas de rejeição às suas demos da época, uma delas chamada "Runaway".
Gravada como um single solo em 1982, "Runaway" parecia fadada a desaparecer sem deixar rastros até que venceu surpreendentemente uma competição de uma rádio de New Jersey e se tornou um sucesso regional.
Foi nesse clima que o agora Jon Bon Jovi assinou contrato com a gravadora Mercury, abrindo caminho para a gravação do autointitulado disco em 1983. Mas antes era necessário Bon Jovi montar uma banda própria.
A urgência da situação com certeza explica a miscelânea de músicos que precederam a formação do BON JOVI até sua formação definitiva: o veterano baixista Alec John Such, o baterista Tico Torres, seu amigo de colégio e tecladista David Bryan e o guitarrista Richie Sambora completaram o line up.
Isso também explica a coleção meio irregular de canções que fazem parte do disco, pois foi dado um prazo curto para a banda gravá-lo e ela incluiu algumas faixas "lado B" como "Breakout", "Come Back" e "Get Ready".
Não que o "lado A" fosse muito melhor. Ele tem "Runaway" (que chegou ao TOP 40 dos EUA) e o segundo single "She Don't Know Me" que chegou ao número 48 nas paradas.
Eventualmente, o grupo lançou um ano depois "7800 Fahrenheit", mas foi a partir do multi-platinado de 1986 "Slippery When Wet" que a banda se firmou no cenário mundial.
Resumindo, o primeiro disco do BON JOVI se saiu muito bem levando-se em consideração que era um álbum de estreia. E ninguém pode questionar os resultados a longo prazo, com o BON JOVI se tornando uma das maiores bandas dos anos 80 e depois sobrevivendo à era grunge, que derrubou muitos grupos de sua época.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
Astros do rock e metal unem forças em tributo ao Deep Purple
A canção barra pesada demais para as lojas que os Rolling Stones decidiram bancar
O disco de metal extremo que é um dos preferidos de Rob Halford
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Bruce Dickinson relembra a luta de Nicko McBrain para tocar com o Iron Maiden após sofrer derrame
Álbum ao vivo de Scott Weiland será lançado no mês de outubro
Brent Hinds tentou fazer o Mastodon abandonar o heavy metal
5 músicas de metal que ou você ama de paixão ou odeia com todas as forças
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
O detalhe irritante em clássico do Led Zeppelin que Jimmy Page não consegue ignorar
Membros do Green Day respondem quem inspirou o clássico "American Idiot"
Ringo Starr reflete se ele tocava melhor nas composições de John Lennon ou de Paul McCartney
Molly Hatchet anuncia "Lost Horizon", primeiro álbum de estúdio em uma década e meia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd

A polêmica capa do Bon Jovi mudada por seu vocalista porque "seria um suicídio profissional!"
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
Em 11/05/1992: Iron Maiden lançava Fear Of The Dark e encerrava sua melhor fase


