Em 21/01/1989: Metallica lança seu primeiro videoclipe

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Nacho Belgrande, Fonte: Playa Del Nacho
Enviar correções  |  Comentários  | 

No dia 21 de Janeiro de 1989, para desespero dos ‘troo da camiseta preta fubenta’, o METALLICA finalmente se rendia à era do audiovisual e lançava seu primeiro videoclipe, para a música “One”.

2674 acessosJames Hetfield: Sem camisa pra comemorar aniversário de Iggy Pop5000 acessosLed Zeppelin: plágios, homenagens ou mera coincidência?

“One” fora composta em Novembro de 1987 pelos principais compositores da banda, JAMES HETFIELD e LARS ULRICH. A faixa foi lançada no formato single – o terceiro e último do álbum “… And Justice For All” – em 10 de Janeiro de 1989.

Após concordarem em divulgar a música com um clipe [a ideia já tinha passado pela cabeça da banda à ocasião do lançamento do single de “For Whom The Bell Tolls”, mas arquivada], o grupo escolheu os diretores BILL POPE e MICHAEL SALOMON para comandar a empreitada. O vídeo, gravado em Long Beach, Califórnia, é quase todo em preto e branco, e mostra a banda executando a canção em um barracão. Há ainda inserções de diálogos e várias cenas da adaptação cinematográfica para o livro ‘Johnny Vai à Guerra‘, e o ator TIMOTHY BOTTOMS pode ser visto interpretando a Joe Bonham, personagem central da trama.

Três versões do vídeo de “One” foram editadas: a primeira [a mais longa, com a versão do álbum], contém cenas tanto da banda como do filme. O segundo vídeo era apenas uma versão encurtada do primeiro, e o terceiro, conhecido geralmente como ‘a versão da jam’ não tinha cenas do filme [acabando na última ‘bridge’ da faixa].

Tal como em muitos outros vídeos do Metallica, “One” dá bastante ênfase à performance da banda como músicos, com várias tomadas das mãos de Hetfield, JASON NEWSTED e KIRK HAMMETT em trabalho. O vídeo remete ao tempo em que o Metallica ainda costumava tocar quase que em um círculo em volta do praticável da bateria de Lars Ulrich, todos com roupas simples e casuais.

Na edição final, pode ser observado que tanto Hetfield como Hammett tocam guitarras ESP, e que Jason porta um baixo Wal de cinco cordas. Fica também claro que Newsted está tocando com os dedos no começo da música, mas depois opta por uma palheta.

Duas das três versões de “One” aparecem no home vídeo “2 Of One”, lançado em VHS e Laser Disc [este último somente no Japão] em julho de 1990; ambos seriam novamente comercializados numa compilação em DVD de todos os clipes da banda, ‘The Videos: 1989 – 2004’, que saiu em 2006.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube
5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

James HetfieldJames Hetfield
Sem camisa pra comemorar aniversário de Iggy Pop

93 acessosBlend Guitar: em vídeo, Top 10 Heavy Metal Bands0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

DocumentárioDocumentário
Megadeth x Metallica - Conheça as duas versões da história

MetallicaMetallica
Veja a enorme lista de catrevagens que a banda carrega

MetallicaMetallica
Depois da Shakira, Justin Bieber é mais um fã

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 21 de janeiro de 2015
Post de 21 de janeiro de 2016
Post de 21 de janeiro de 2017

0 acessosTodas as matérias da seção Fatos Importantes0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

Led ZeppelinLed Zeppelin
Plágios, homenagens ou mera coincidência?

EvanescenceEvanescence
Biel "pediu" estupro de Amy Lee em tweet antigo

HumorHumor
Os motivos e os culpados das falhas do som do Metallica

5000 acessosNão é Jesus: Imagem de David Gilmour aparece no pescoço de Fernanda Souza5000 acessosThrash Metal: dicas de dez ótimas bandas underground5000 acessosEvanescence: vocalista diz que gravadora arruinou a banda5000 acessosZakk Wylde: "Axl Rose é o ultimo dos grandes frontmen"5000 acessosSonata Arctica: a história por trás da música "Letter to Dana"5000 acessosMetallica: linhas de baixo do "Justice" são brilhantes

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online