Megadeth: dez curiosidades sobre a banda liderada por Dave Mustaine
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de setembro de 2022
A lendária banda de thrash metal Megadeth está na estrada desde os anos 1980. O quarteto liderado pelo talentoso Dave Mustaine é um dos maiores nomes do citado estilo, tanto que foi escolhido para fazer parte do "Big Four", ao lado de Metallica, Slayer e Anthrax. O grupo lançou grandes discos ao longo de sua carreira, como "Peace Sells… But Who's Buying?" (1986), "Rust In Peace" (1990), "Countdown To Extinction" (1992) e "Youthanasia" (1994).
Megadeth - Mais Novidades
Como nem tudo são flores, a trajetória do Megadeth é marcada por altos e baixos, além de mudanças de formação. Obviamente, o único integrante presente em todas as escalações é o patrão Dave Mustaine, que além de guitarrista e vocalista, é o principal compositor da banda.
Agora que você já sabe um pouco sobre o Megadeth, que tal se aprofundar um pouco mais na história do grupo? A lista a seguir, elaborada por Mateus Ribeiro, vai te ajudar nessa missão. Separe um tempo do seu dia e confira dez curiosidades sobre a banda liderada por Dave Mustaine.
1 - O Megadeth surgiu após Mustaine ser demitido do Metallica
Essa é fácil e muita gente sabe, porém, existem pessoas que não conhecem a história. Dave Mustaine tocou em uma das primeiras formações do Metallica. Enquanto foi parceiro de James Hetfield, Cliff Burton e Lars Ulrich, o frontman escreveu seis músicas, que foram lançadas como faixas de "Kill 'Em All" e "Ride The Lightning".
Após desentendimentos causados por conta de seus vícios, Dave Mustaine foi demitido do Metallica e fundou o Megadeth. Kirk Hammett, que veio do Exodus, foi escolhido como o seu substituto.
2 - "The Four Horsemen" e "Mechanix"
"The Four Horsemen" é um dos grandes hits do Metallica. A segunda faixa de "Kill 'Em All" foi escrita por Dave Mustaine e é uma versão mais elaborada de "Mechanix", música lançada como faixa do primeiro álbum do Megadeth, "Killing Is My Business… And Business Is Good!" (1985).
3 - Mustaine e as reticências
Você notou que o título do debut do Megadeth apresenta reticências? Isso se repete em outros três lançamentos: "Peace Sells… But Who's Buying?" (1986), "So Far, So Good… So What" (1988) e "The Sick, The Dying… And The Dead" (2022).
4 - Integrantes com duas passagens pela banda
Conforme informado no início do texto, o Megadeth mudou de formações muitas vezes. Em meio ao mar de demissões e contratações, dois músicos passaram duas vezes pelo grupo: os baixistas David Ellefson e James LoMenzo.
Ellefson passou 30 anos de sua vida ao lado de Mustaine, pois tocou de 1983 até 2002 e de 2010 até 2021. LoMenzo, que foi efetivado em 2022, já havia tocado com o Megadeth entre 2006 e 2010.
5 - Ex-integrantes que faleceram
Dois bateristas que passaram pelo Megadeth morreram. Gar Samuelson, que gravou "Killing Is My Business… And Business Is Good!" e "Peace Sells… But Who's Buying?", faleceu em 1999. Nick Menza, baterista da formação clássica, morreu em maio de 2016, enquanto se apresentava com a banda OHM.
6 - Sete guitarristas e sete bateristas diferentes
Durante a sua longa trajetória, o Megadeth teve sete guitarristas e sete bateristas diferentes. Veja abaixo a lista, que conta apenas com músicos que gravaram trabalhos de estúdio.
Guitarristas: Chris Poland (1984-1987), Jeff Young (1987-1989), Marty Friedman (1990-1999), Al Pitrelli (2000-2002), Glen Drover (2004-2008), Chris Broderick (2008-2014) e Kiko Loureiro (desde 2015).
Bateristas: Gar Samuelson (1984-1987), Chuck Behler (1987-1989), Nick Menza (1989-1998), Jimmy DeGrasso (1998-2002), Shawn Drover (2004-2014), Chris Adler (2015-2016) e Dirk Verbeuren (desde 2016).
7 - A música da banda mais tocada no Spotify não é "Holy Wars"
"Holy Wars… The Punishment Due" é o maior hino do Megadeth. Porém, a música da banda mais tocada no Spotify é "Symphony Of Destruction", que já foi ouvida mais de 200 milhões de vezes na plataforma. "Holy Wars…", por sua vez, acumula pouco mais de 100 milhões de reproduções.
8 - A música mais tocada ao vivo
Lançada em 1986, a clássica "Peace Sells" é presença obrigatória nos shows da banda. A faixa de "Peace Sells… But Who's Buying?" é a música que o Megadeth mais tocou ao vivo. Até o dia 2 de setembro de 2022 (data em que esta nota foi redigida), "Peace Sells" havia sido tocada em 1686 apresentações.
9 - Covers do Sex Pistols
O Megadeth gravou dois covers da banda punk inglesa Sex Pistols: "Anarchy In The UK" e "Problems". A primeira é faixa de "So Far, So Good… So What!" e a segunda aparece na coletânea "Hidden Treasures".
10 - O clássico que tem duas versões
"A Tout Le Monde" é uma das composições mais conhecidas do Megadeth e tem duas versões. A original foi lançada em 1994, no álbum "Youthanasia" (1994). A versão repaginada é faixa de "United Abominations" (2007) e conta com a participação de Cristina Scabbia, vocalista do Lacuna Coil.
Em breve, a parte dois. Um "mega abraço" e até a próxima!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Mark Osegueda (Death Angel, Kerry King) recorda audição para o Anthrax em 1992

As seis músicas do Metallica que Dave Mustaine ajudou a escrever
Ouça "The Sick, The Dying… And The Dead!", o novo álbum do Megadeth
O que esperar do setlist da última turnê do Megadeth
David Ellefson relembra show que Megadeth fez como trio ao lado de Exodus e Testament
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
Dave Mustaine diz que som da guitarra do Metallica mudou o mundo
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Mustaine acha que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" ficou tão boa quanto a original
Por que Dave Mustaine escolheu gravar justo "Ride the Lightning", segundo o próprio


