Metallica: A historia da canção "Whiskey In The Jar" (vídeo)
Por Fabrício de Castilho
Fonte: Deja Vu Do Rock
Postado em 09 de março de 2020
"Whiskey in the Jar" é uma canção popular tradicional da Irlanda e tem sua origem e autoria desconhecida. O historiador Alan Lomax no livro "As canções populares da América do Norte" sugere que a canção seja do século XVII.
O povo da Grã-Bretanha no século XVII admiravam seus salteadores. Na Irlanda e Escócia por exemplo, eles eram vistos como patriotas e heróis. Estes sentimentos teriam inspirado esta balada exuberante"
A letra de "Whiskey in the Jar" conta a história de um salteador que acaba sendo preso depois de roubar um militar Britânico chamado Capitão Farrell nas montanhas de Cork e Kerry.
Vale ressaltar que por ser uma música folclórica os nomes dos personagens e alguns acontecimentos são alterados em algumas versões, como por exemplo o nome da esposa (ou amante) do Salteador que pode ser Molly, Jenny ou Ginny.
Atualmente a versão mais popular desta canção é a do Metallica. A faixa inclusive rendeu a banda um grammy por melhor performance de Hard Rock em 1999 e pode ser encontrada no disco Garage Inc. lançado em 1998.
A versão do Metallica é uma releitura mais pesada da faixa gravada pelo Thin Lizzy em 1973 no disco "Vagabonds of the Western World", porém a primeira vez que essa faixa foi apresentada ao mundo foi através da banda "The Dublins" em 1960.
Desde então vários grupos chegaram a gravar Whiskey in The Jar", a versão mais recente foi feita por Bryan Adams em 2019.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps