Metallica: o álbum com volume mais alto - venceram a Loudness War
Por Bruce William
Fonte: Ultimate Classic Rock
Postado em 25 de abril de 2015
Production Advice, blog mantido pelo engenheiro de som Ian Shepherd, analisou a faixa dinâmica (dynamic ranges, DR) de 21 álbuns de rock, pop, R&B e hip-hop lançados nos últimos 38 anos, e concluiu que o "Death Magnetic", lançado em 2008 pelo Metallica, conta com a faixa dinâmica mais baixa de todos: DR3. "Brothers In Arms" do Dire Straits está na outra ponta, com DR16.
Com isto o Metallica ganhou a "batalha da sonoridade" ("Loudness War"), termo criado pela indústria para designar a tendência recente dos álbuns serem mixados com o volume o mais alto possível. A ideia é que volume alto soa mais empolgante, e por isto é melhor. Ao fazer isto, entretanto, os altos e baixos - a faixa dinâmica - das músicas ficam muito próximos, o que remove as nuances, texturas e profundidades das camadas sonoras.
Curiosamente um álbum pesado como "Ace Of Spades" do Motorhead tem DR11, o que significa que ele possui uma boa variação dinâmica sonora. Shepherd, crítico ácido da batalha das sonoridades, diz que é ridículo que pop stars como Taylor Swift (DR6) e Nicki Minaj (DR5) estejam competindo em pé de igualdade com bandas que se notabilizam pelo volume alto de suas canções.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps