Ghost: conheça as referências pop e influências da banda
Por Jean Forrer
Fonte: Pinouvido
Postado em 04 de setembro de 2014
Depois de se apresentar no Rock in Rio do ano passado, a banda Ghost está de volta ao Brasil para duas apresentações. O grupo faz shows nesta quinta-feira (4) no Rio de Janeiro e na sexta-feira (5) no HSBC Brasil em São Paulo.
Formado em 2008, em Linköping na Suécia, o Ghost - que nos EUA é conhecido como Ghost B.C. (Before Christ) -, tem ganho cada vez mais espaço na cena musical e vê o número de fãs aumentando a cada ano. Ao mesmo tempo, toda a polêmica que cerca a banda também cresce, principalmente em função das referências e críticas à Igreja Católica e às religiões em geral.
O vocalista da banda, conhecido como Papa Emeritus II, se apresenta como um pontífice satânico e os demais músicos, denominados "Nameless Ghouls", tocam com máscaras cobrindo os rostos e vestidos como membros do clérigo. "Queremos que as pessoas pensem, racionalizem as religiões e a maneira como elas afetam nossas vidas, nosso comportamento, nossa maneira de tratar uns aos outros. Em nome das religiões, as pessoas se matam, se tratam como porcos. A religião oprime as mulheres, faz com que as pessoas sintam vergonha do que gostam, de sua sexualidade, de seu corpo, de suas vontades", explicou um dos músicos, cujas identidades não são reveladas, em entrevista ao site "Nação da Música".
Vale lembrar que tratar de assuntos satanistas e afins não é nenhuma grande novidade, já que muitas bandas de black metal fazem isso há anos. A principal diferença é que o som do Ghost é bem mais leve e acessível, chegando a beirar o pop rock. As claras influências da música pop dos anos 80 somadas aos vocais limpos das canções, fazem com que alguns fãs mais radicais de heavy metal rejeitem a banda. Tanto que está no ar no site change.org uma petição pedindo o fim da banda. A principal alegação é de que o Ghost não representa o verdadeiro heavy metal.
Além dos temas religiosos, a banda Ghost utiliza muitas outras referências do pop e do rock, e talvez seja exatamente essa miscelânea de referências a razão do enorme crescimento da banda, que cada vez mais se consolida no cenário do rock. Para saber quais são algumas dessas referências, que influenciam tanto a música quanto a estética da banda, basta clicar na imagem abaixo para vê-la em tamanho maior.
Metal ou não, bom ou ruim, o Ghost ainda vai dar muito o que falar. E diferente de como foi no Rock in Rio, em seus dois shows solo aqui no Brasil, o palco da banda contará com o cenário completo de sua turnê: "Nos shows, nosso palco parece uma grande igreja, mas montar isso em festivais é mais complicado", diz um dos "Nameless Ghouls". Para quem tem a mente aberta e é curioso, vale a pena conferir a tal "missa satânica" anunciada pela banda.
Serviço:
Ghost
HSBC Brasil
Rua Bragança Paulista, 1281 – Chácara Santo Antonio
05 de setembro de 2014, sexta-feira, às 22h00
Ingressos: www.hsbcbrasil.com.br/ www.ingressorapido.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps